Artigo Anais II CONEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

CARACTERIZAÇÃO BATIMÉTRICA E FÍSICO-OCEANOGRÁFICA DO CANAL DE ACESSO AO PORTO ILHA DE AREIA BRANCA/RN, BRASIL.

Palavra-chaves: BATIMETRIA, MORFOLOGIA DE FUNDO, PORTO ILHA DE AREIA BRANCA Comunicação Oral (CO) Geociências
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Publicado em 10 de agosto de 2016

Resumo

O Terminal Salineiro de Areia Branca Luiz Fausto de Medeiros, mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca, está localizado no Oceano Atlântico, litoral do Rio Grande do Norte, a 14 km de Areia Branca, e a 330 km da capital estadual, Natal. O Rio Grande do Norte é responsável pela produção de mais 95% do sal brasileiro e todo o sal movimentado no Porto-Ilha é oriundo das salinas do estado, principalmente as de Macau, Mossoró e Areia Branca. A circulação de navios de grande porte (acima de 40 mil toneladas) cresceu nessa área após a reforma de repotencialização do porto, aumentando as chances de colisão, encalhe e liberação de manchas de óleo na região. Devido a esse intenso tráfego de navios para embarque de sal no Porto-Ilha, o principal objetivo deste artigo foi a utilização de métodos estatísticos para analisar os dados batimétricos (profundidade), físico-oceanográficos (correntes e ondas) e meteorológicos (ventos) do canal de acesso ao Porto Ilha e sua bacia de evolução, com dados coletados em campo em 2010, para comparação com os dados da carta náutica 720 da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil. Incluindo também ferramentas do Sensoriamento Remoto (imagens Landsat 8). Como resultados destacam-se os mapas batimétricos e de morfologia de fundo pelo método de Krigagem. A integração das análises em conjunto com os mapas e imagens orbitais mostrou-se eficiente para discriminar e realçar as principais características da área servindo como subsídio na elaboração de medidas e planos de contingência.

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