A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26384 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, PROJETOS DE ENSINO, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID822_30102016193710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA" "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26384 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 822 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Diante das dificuldades existentes na aprendizagem em matemática e o crescimento no âmbito escolar das Pedagogias de projetos em sala de aula, buscou-se nessa pesquisa conhecer as concepções dos professores acerca deste recurso e a viabilidade desta utilização para os conteúdos de geometria plana no ensino fundamental anos finais. Em meio a um vasto campo de projetos existentes, se fez necessário exemplificar cada um deles, para se ter um maior esclarecimento sobre o conteúdo, adotando assim, como eixo principal “Projetos de ensino”, segundo Moura & Barbosa (2012) ), no qual consideram que os projetos de ensino se apresentam como uma solução viável para imprimir e dar novas perspectivas as atividades do professor e destacou-se a sua elaboração e organização, assim como também se fez necessário a explanação de um breve histórico sobre geometria plana, relatando um pouco da Geometria Euclidiana conhecida e ensinada nas escolas, tomando como base os conteúdos previstos pelos PCN’s (1998), para o ensino fundamental anos finais. Buscando compreender as concepções dos professores de matemática de três escolas públicas sobre o tema abordado, realizou-se um estudo de caso qualitativo, onde se observou que a maioria dos professores tinham conhecimento da finalidade de um projeto, porém não conseguiam defini-los corretamente. Ainda assim, pôde-se notar que eles entendem a importância deste recurso para a melhoria do ensino de geometria plana na medida que tornam as aulas diferenciadas e contextualizadas com o cotidiano do aluno, uma vez que o conhecimento geométrico se dá de melhor forma quando apresentado em sua forma física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, PROJETOS DE ENSINO, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID822_30102016193710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TEREZA JUSTINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA TEREZA" "autor_email" => "tereza.mtj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }