ALVES, José Ronaldo. Mapeamento das questões de estatística no enem. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26454>. Acesso em: 23/12/2024 07:05
A função desempenhada pela educação formal na vida do cidadão é cada dia mais relevante para que este exerça sua cidadania de maneira plena. No cumprimento deste papel a Estatística destaca-se como preponderante por estar presente direta ou indiretamente em todas as áreas do saber acadêmico, bem como no dia-a-dia das pessoas. Diante dessa realidade a proposta desta pesquisa é a de investigar como esse tema tão relevante na formação do educando tem sido tratado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ENEM representa, atualmente, a maior avaliação aplicada aos estudantes brasileiros, sendo utilizado como forma de ingresso nas principais universidades do país. Neste trabalho, pretendemos fazer um levantamento de como o conteúdo de Estatística tem sido abordado nas provas do ENEM. Diante disso, esperamos fornecer subsídios para que os professores possam identificar a melhor maneira de preparar os seus alunos para a realização dessa prova, bem como para o uso dos conhecimentos de Estatística no seu cotidiano. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, sendo que a proposta aqui é realizar um mapeamento das questões de Estatística presentes nas provas do ENEM realizadas em cinco anos consecutivos, tendo como ponto de partida o ano de 2009, data em que o ENEM adquiriu o atual formato, 180 questões objetivas aplicadas em dois dias consecutivos e uma questão dissertativa (redação), analisamos o período de 2009 até 2013. Também foram analisadas aquelas questões de outras áreas nas quais o conteúdo de Estatística estava presente através, principalmente, de gráficos e tabelas. Esperamos que este trabalho contribua fomentando e servindo de fonte para futuras pesquisas sobre o tema.