O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática.