Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, FUNÇÕES QUADRÁTICAS, COBERTURA DA QUADRA Comunicação Oral (CO) ET-09: Modelagem em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26417
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 533
    "titulo" => "DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID  do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra  e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, FUNÇÕES QUADRÁTICAS, COBERTURA DA QUADRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID533_30102016213008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON DIAS"
    "autor_email" => "andersondias189@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26417
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 192
    "inscrito_id" => 533
    "titulo" => "DESCOBRINDO AS DIMENSÕES DA COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID  do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra  e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, FUNÇÕES QUADRÁTICAS, COBERTURA DA QUADRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID533_30102016213008.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON DIAS"
    "autor_email" => "andersondias189@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UPE- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID do Subprojeto Específico de Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina- PE e elaborado com base na Modelagem Matemática, que alia essa disciplina a problemas reais e presentes no cotidiano do aluno. Assim, a Modelagem evidencia a Matemática no mundo real, habilitando os alunos a formularem e resolverem situações-problema e, a partir delas, fazer uma leitura crítica do mundo a sua volta. Possui como objetivo associar a Modelagem Matemática aos conteúdos de Funções Quadráticas e Medidas de Comprimento. O estudo abordou uma pesquisa de campo de caráter qualiquanti, que foi realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Seu desenvolvimento aconteceu em três momentos: inicialmente, foi aplicado um questionário para investigar como os alunos veem a Matemática no seu cotidiano; em seguida, foi aplicado um jogo como forma de revisar o conteúdo de Funções Quadráticas. No segundo momento, a partir de uma discussão, chegou-se ao seguinte questionamento: É possível determinar a equação que represente a parábola formada pela cobertura da quadra de esportes? Diante dessa indagação, os alunos foram direcionados à quadra de esportes para medir algumas dimensões e, então, calcular a equação da parábola. No terceiro momento, os resultados obtidos por cada grupo foram apresentados no GeoGebra e, assim, conferidos e validados. Por fim, foi proposto um questionário, no qual os alunos puderam expressar sua opinião sobre o projeto aplicado. Mediante a realização do projeto, os alunos relataram que entenderam melhor o assunto ensinado de forma significativa, pois notaram uma real aplicação da Matemática. Percebeu-se que os alunos se dedicaram bastante em todas as atividades propostas, prestando bastante atenção, buscando sanar suas dúvidas e trabalhando coletivamente com os colegas. O desenvolvimento deste trabalho foi muito proveitoso para os pesquisadores, pois adquiriram grande aprendizagem em relação à Modelagem, tanto na parte teórica, quanto na prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.