UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE.
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26371 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE." "resumo" => """ Considera-se o uso e a importância da História da Matemática como uma ferramenta que potencializa e estimula a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Compreendendo o surgimento de alguns conceitos e aplicações de dados conteúdos, podemos levar os estudantes a entenderem e refletirem da importância da matemática em nossas vidas. Esse trabalho foi oriundo de um projeto que executamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rego, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, envolvendo duas turmas do 3º ano da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no turno noite. Nesse projeto utilizamos a contextualização histórica nos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade, inserindo-a em nossas aulas à medida que íamos desenvolvendo os conteúdos supracitados. Nossa metodologia priorizou o trabalho com atividades mais lúdicas; desenvolvemos, aplicamos, portanto, problemas curiosos, experimentos probabilísticos e desafios em que os alunos buscassem resolvê-los por tentativas matemáticas ou outras maneiras. Além disso, foram realizados seminários por parte dos discentes, nos quais foram apresentadas as biografias dos principais estudiosos das Noções de Probabilidade e da Análise Combinatória. Os dados revelaram que contextualizar historicamente os conteúdos, possibilita que os discentes percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam, quebrando com a concepção que a matemática está pronta e acabada. Desse modo, refletimos a necessidade de o professor utilizar a História da Matemática na abordagem dos conceitos combinatórios e probabilísticos, ou somando outros recursos didáticos que favoreçam a construção do conhecimento na sala de aula.\r\n Palavras Chaves: História da Matemática, Análise Combinatória, Probabilidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ANÁLISE COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID475_29102016132910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "VALDSON" "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26371 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 475 "titulo" => "UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE." "resumo" => """ Considera-se o uso e a importância da História da Matemática como uma ferramenta que potencializa e estimula a melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Compreendendo o surgimento de alguns conceitos e aplicações de dados conteúdos, podemos levar os estudantes a entenderem e refletirem da importância da matemática em nossas vidas. Esse trabalho foi oriundo de um projeto que executamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Veneziano Vital do Rego, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, envolvendo duas turmas do 3º ano da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no turno noite. Nesse projeto utilizamos a contextualização histórica nos conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade, inserindo-a em nossas aulas à medida que íamos desenvolvendo os conteúdos supracitados. Nossa metodologia priorizou o trabalho com atividades mais lúdicas; desenvolvemos, aplicamos, portanto, problemas curiosos, experimentos probabilísticos e desafios em que os alunos buscassem resolvê-los por tentativas matemáticas ou outras maneiras. Além disso, foram realizados seminários por parte dos discentes, nos quais foram apresentadas as biografias dos principais estudiosos das Noções de Probabilidade e da Análise Combinatória. Os dados revelaram que contextualizar historicamente os conteúdos, possibilita que os discentes percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam, quebrando com a concepção que a matemática está pronta e acabada. Desse modo, refletimos a necessidade de o professor utilizar a História da Matemática na abordagem dos conceitos combinatórios e probabilísticos, ou somando outros recursos didáticos que favoreçam a construção do conhecimento na sala de aula.\r\n Palavras Chaves: História da Matemática, Análise Combinatória, Probabilidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ANÁLISE COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID475_29102016132910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDSON DAVI MOURA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "VALDSON" "autor_email" => "valdsondavi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }