Considerando a literatura como um direito para a formação integral do ser humano, e constatando que a escola é a principal fonte de acesso aos livros literários, surge este projeto de intervenção pedagógica. Os alunos envolvidos nesta proposta – alunos do 7º Ano de uma escola pública – têm interesse pelos diários ficcionais, com narrador adolescente contando pequenos conflitos cotidianos, com perspectiva e linguagem próximas à do leitor, como na série Diário de um banana, de Jeff Kinney. Partindo da leitura compartilhada de capítulos desse diário para formação de um referencial comum de leitura, o objetivo deste trabalho é ampliar o repertório literário através da leitura compartilhada das crônicas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. A temática de tais crônicas permanece relacionada ao cotidiano, apresentando também como narrador uma criança, mas utilizam uma estratégia narrativa diferente daquela adotada no diário lido, já que seu narrador ingênuo, por não compreender inteiramente as ações e falas dos adultos, exige que o leitor perceba a multiplicidade de perspectivas que estão em jogo. Utilizamos a pesquisa-ação como metodologia e tomamos como referencial teórico os conceitos de leitura e repertório de Wolfgang Iser; o letramento literário proposto para efetivação nas escolas por Rildo Cosson e Graça Paulino; e a leitura compartilhada proposta por Teresa Colomer para a sala de aula. A intervenção possibilitará ao aluno o contato com o texto literário e a troca de experiências para construção de sentidos, proporcionando a oportunidade de participar ativamente do jogo literário, ampliando seu repertório.