Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DO DIÁRIO DE UM BANANA ÀS CRÔNICAS DO PEQUENO NICOLAU: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO DO JOVEM LEITOR

Palavra-chaves: REPERTÓRIO LITERÁRIO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA COMPARTILHADA Comunicação Oral (CO) GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25954
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 452
    "titulo" => "DO DIÁRIO DE UM BANANA ÀS CRÔNICAS DO PEQUENO NICOLAU: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO  DO JOVEM LEITOR"
    "resumo" => "Considerando a literatura como um direito para a formação integral do ser humano, e constatando que a escola é a principal fonte de acesso aos livros literários, surge este projeto de intervenção pedagógica. Os alunos envolvidos nesta proposta – alunos do 7º Ano de uma escola pública – têm interesse pelos diários ficcionais, com narrador adolescente contando pequenos conflitos cotidianos, com perspectiva e linguagem próximas à do leitor, como na série Diário de um banana, de Jeff Kinney. Partindo da leitura compartilhada de capítulos desse diário para formação de um referencial comum de leitura, o objetivo deste trabalho é ampliar o repertório literário através da leitura compartilhada das crônicas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. A temática de tais crônicas permanece relacionada ao cotidiano, apresentando também como narrador uma criança, mas utilizam uma estratégia narrativa diferente daquela adotada no diário lido, já que seu narrador ingênuo, por não compreender inteiramente as ações e falas dos adultos, exige que o leitor perceba a multiplicidade de perspectivas que estão em jogo. Utilizamos a pesquisa-ação como metodologia e tomamos como referencial teórico os conceitos de leitura e repertório de Wolfgang Iser; o letramento literário proposto para efetivação nas escolas por Rildo Cosson e Graça Paulino; e a leitura compartilhada proposta por Teresa Colomer para a sala de aula. A intervenção possibilitará ao aluno o contato com o texto literário e a troca de experiências para construção de sentidos, proporcionando a oportunidade de participar ativamente do jogo literário, ampliando seu repertório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA"
    "palavra_chave" => "REPERTÓRIO LITERÁRIO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA COMPARTILHADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID452_09072016205300.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA LOPES DE SOUZA BRINATI"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA LOPES"
    "autor_email" => "cristiana.souza.brinati@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25954
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 452
    "titulo" => "DO DIÁRIO DE UM BANANA ÀS CRÔNICAS DO PEQUENO NICOLAU: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO  DO JOVEM LEITOR"
    "resumo" => "Considerando a literatura como um direito para a formação integral do ser humano, e constatando que a escola é a principal fonte de acesso aos livros literários, surge este projeto de intervenção pedagógica. Os alunos envolvidos nesta proposta – alunos do 7º Ano de uma escola pública – têm interesse pelos diários ficcionais, com narrador adolescente contando pequenos conflitos cotidianos, com perspectiva e linguagem próximas à do leitor, como na série Diário de um banana, de Jeff Kinney. Partindo da leitura compartilhada de capítulos desse diário para formação de um referencial comum de leitura, o objetivo deste trabalho é ampliar o repertório literário através da leitura compartilhada das crônicas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. A temática de tais crônicas permanece relacionada ao cotidiano, apresentando também como narrador uma criança, mas utilizam uma estratégia narrativa diferente daquela adotada no diário lido, já que seu narrador ingênuo, por não compreender inteiramente as ações e falas dos adultos, exige que o leitor perceba a multiplicidade de perspectivas que estão em jogo. Utilizamos a pesquisa-ação como metodologia e tomamos como referencial teórico os conceitos de leitura e repertório de Wolfgang Iser; o letramento literário proposto para efetivação nas escolas por Rildo Cosson e Graça Paulino; e a leitura compartilhada proposta por Teresa Colomer para a sala de aula. A intervenção possibilitará ao aluno o contato com o texto literário e a troca de experiências para construção de sentidos, proporcionando a oportunidade de participar ativamente do jogo literário, ampliando seu repertório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA"
    "palavra_chave" => "REPERTÓRIO LITERÁRIO, LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA COMPARTILHADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID452_09072016205300.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANA LOPES DE SOUZA BRINATI"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANA LOPES"
    "autor_email" => "cristiana.souza.brinati@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Considerando a literatura como um direito para a formação integral do ser humano, e constatando que a escola é a principal fonte de acesso aos livros literários, surge este projeto de intervenção pedagógica. Os alunos envolvidos nesta proposta – alunos do 7º Ano de uma escola pública – têm interesse pelos diários ficcionais, com narrador adolescente contando pequenos conflitos cotidianos, com perspectiva e linguagem próximas à do leitor, como na série Diário de um banana, de Jeff Kinney. Partindo da leitura compartilhada de capítulos desse diário para formação de um referencial comum de leitura, o objetivo deste trabalho é ampliar o repertório literário através da leitura compartilhada das crônicas do Pequeno Nicolau, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. A temática de tais crônicas permanece relacionada ao cotidiano, apresentando também como narrador uma criança, mas utilizam uma estratégia narrativa diferente daquela adotada no diário lido, já que seu narrador ingênuo, por não compreender inteiramente as ações e falas dos adultos, exige que o leitor perceba a multiplicidade de perspectivas que estão em jogo. Utilizamos a pesquisa-ação como metodologia e tomamos como referencial teórico os conceitos de leitura e repertório de Wolfgang Iser; o letramento literário proposto para efetivação nas escolas por Rildo Cosson e Graça Paulino; e a leitura compartilhada proposta por Teresa Colomer para a sala de aula. A intervenção possibilitará ao aluno o contato com o texto literário e a troca de experiências para construção de sentidos, proporcionando a oportunidade de participar ativamente do jogo literário, ampliando seu repertório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.