Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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UMA ANÁLISE SOBRE COMO A VUNERABILIDADE SOCIAMBIENTAL DO BAIRRO INTERFERE NO PROCESSO EDUCACIONAL ESCOLAR

Palavra-chaves: VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, ENSINO, APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA Pôster (PO) GT4 – MOVIMENTOS SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho apresenta uma análise da vulnerabilidade socioambiental de como contribui no ensino e aprendizagem na Escola Dona Maria Menezes de Serpa, localizada no Bairro Vila Velha em Fortaleza. O propósito foi descobrir se a relação comunidade e escola, afeta diretamente no comportamento dos estudantes, no rendimento escolar. Analisamos o cotidiano dos estudantes para propor ações pedagógicas conforme os diferentes problemas socioambientais ligados ao bairro, e os relacionados à estrutura interna familiar dos discentes. A investigação qualitativa foi realizada entrevistas e questionários do tipo aberto com professores e alunos, relacionadas à organização da escola, a participação dos pais e o ensino de Geografia da instituição. Percebemos na relação escola e bairro que existe uma preocupação por parte da equipe pedagógica, de solucionar os problemas existentes em conjunto com os pais e comunidade em geral, na qual não são evidenciados nenhum tipo de problema relacionadas às drogas e violência na instituição.

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