Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: "POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE"

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, METODOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25752
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: "POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE""
    "resumo" => "O desenvolvimento efetivo da alfabetização cartográfica, exige dos professores (as) habilidades teórico-metodológicas que possibilite um desempenho adequado no trabalho com os conteúdos da linguagem geográfica, para que assim permita aos estudantes ampliar seus níveis de leitura em relação ao espaço em que estão inseridos e assim poder atuar de forma crítica e reflexiva para transformá-lo. Assim, esse trabalho objetiva trazer sugestões metodológicas que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental de modo a estimular os alunos a se apropriarem da língua cartográfica de modo dinâmico e criativo. O estudo fundamenta-se teoricamente em Callai (2005), Passini (1998), entre outros. Pode-se afirmar que existe diversas maneiras de se trabalhar o ensino da Cartografia com os alunos da educação fundamental da escolaridade básica, tais como, jogos, músicas, maquetes e atlas municipais. Essas propostas metodológicas permitem que os alunos consigam compreender, de maneira autônoma e criativa as bases da ciência geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA23_ID1052_06082016200650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAYANE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DAYANE"
    "autor_email" => "pereira.dayane12@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25752
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: "POR UMA CARTOGRAFIA DA REALIDADE""
    "resumo" => "O desenvolvimento efetivo da alfabetização cartográfica, exige dos professores (as) habilidades teórico-metodológicas que possibilite um desempenho adequado no trabalho com os conteúdos da linguagem geográfica, para que assim permita aos estudantes ampliar seus níveis de leitura em relação ao espaço em que estão inseridos e assim poder atuar de forma crítica e reflexiva para transformá-lo. Assim, esse trabalho objetiva trazer sugestões metodológicas que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental de modo a estimular os alunos a se apropriarem da língua cartográfica de modo dinâmico e criativo. O estudo fundamenta-se teoricamente em Callai (2005), Passini (1998), entre outros. Pode-se afirmar que existe diversas maneiras de se trabalhar o ensino da Cartografia com os alunos da educação fundamental da escolaridade básica, tais como, jogos, músicas, maquetes e atlas municipais. Essas propostas metodológicas permitem que os alunos consigam compreender, de maneira autônoma e criativa as bases da ciência geográfica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, METODOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA23_ID1052_06082016200650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAYANE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DAYANE"
    "autor_email" => "pereira.dayane12@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O desenvolvimento efetivo da alfabetização cartográfica, exige dos professores (as) habilidades teórico-metodológicas que possibilite um desempenho adequado no trabalho com os conteúdos da linguagem geográfica, para que assim permita aos estudantes ampliar seus níveis de leitura em relação ao espaço em que estão inseridos e assim poder atuar de forma crítica e reflexiva para transformá-lo. Assim, esse trabalho objetiva trazer sugestões metodológicas que podem ser desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental de modo a estimular os alunos a se apropriarem da língua cartográfica de modo dinâmico e criativo. O estudo fundamenta-se teoricamente em Callai (2005), Passini (1998), entre outros. Pode-se afirmar que existe diversas maneiras de se trabalhar o ensino da Cartografia com os alunos da educação fundamental da escolaridade básica, tais como, jogos, músicas, maquetes e atlas municipais. Essas propostas metodológicas permitem que os alunos consigam compreender, de maneira autônoma e criativa as bases da ciência geográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.