Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PROJETO PEDAGÓGICO, MULTICULTURALISMO Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25671
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar perspectivas curriculares multiculturais no âmbito do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Ancora-se na seguinte questão: até que ponto o Projeto Pedagógico do curso referido propicia a formação de futuros professores na perspectiva multiculturalista? Partimos do pressuposto de que o multiculturalismo, como perspectiva curricular, ao evidenciar alguns marcadores identitários como a exclusão social, étnico racial, econômica, cultural e de gênero, favorece a compreensão das diferenças e, portanto, da diversidade cultural presente na sociedade. Subsidiamos a base teórica deste trabalho nos estudos de Costa (2005), Silva (2013), Veiga (2009) além do Projeto Pedagógico de Pedagogia da UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PROJETO PEDAGÓGICO, MULTICULTURALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID1319_09092016225059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELZA SOARES DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELZA"
    "autor_email" => "m.elza.dim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDDE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25671
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 586
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar perspectivas curriculares multiculturais no âmbito do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Ancora-se na seguinte questão: até que ponto o Projeto Pedagógico do curso referido propicia a formação de futuros professores na perspectiva multiculturalista? Partimos do pressuposto de que o multiculturalismo, como perspectiva curricular, ao evidenciar alguns marcadores identitários como a exclusão social, étnico racial, econômica, cultural e de gênero, favorece a compreensão das diferenças e, portanto, da diversidade cultural presente na sociedade. Subsidiamos a base teórica deste trabalho nos estudos de Costa (2005), Silva (2013), Veiga (2009) além do Projeto Pedagógico de Pedagogia da UFPI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PROJETO PEDAGÓGICO, MULTICULTURALISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID1319_09092016225059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELZA SOARES DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ELZA"
    "autor_email" => "m.elza.dim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDDE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar perspectivas curriculares multiculturais no âmbito do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Ancora-se na seguinte questão: até que ponto o Projeto Pedagógico do curso referido propicia a formação de futuros professores na perspectiva multiculturalista? Partimos do pressuposto de que o multiculturalismo, como perspectiva curricular, ao evidenciar alguns marcadores identitários como a exclusão social, étnico racial, econômica, cultural e de gênero, favorece a compreensão das diferenças e, portanto, da diversidade cultural presente na sociedade. Subsidiamos a base teórica deste trabalho nos estudos de Costa (2005), Silva (2013), Veiga (2009) além do Projeto Pedagógico de Pedagogia da UFPI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.