Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

“APRENDER É VIVER” NA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS: (RE)PENSANDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, GRUPOS ESTRUTURADOS, FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA Relato de Experiência(RE) Universidade aberta à terceira idade
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa disciplina realiza-se atividades práticas com grupos humanos, dentre eles o “Aprender é Viver”. Trata-se de um grupo estruturado formado em 2006, composto por participantes permanentes - usuários com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), em sua maioria idosos, atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica do departamento de Nutrição da UFRN - e participantes temporários, alunos do sexto período do curso de Nutrição que estão cursando a disciplina. O presente trabalho objetiva apresentar as percepções de estudantes de Nutrição da UFRN sobre a importância desse grupo estruturado na sua formação como nutricionistas. O corpus é composto por relatos de estudantes que cursam a referida disciplina e desenvolvem atividades com esse grupo. Os alunos relatam que a vivência junto ao grupo (1) permite conhecer a realidade de pacientes com DCNT, o que desvela fenomenologicamente os diversos fatores relacionados às escolhas e ao consumo alimentar. Comentam também que os encontros pensados a partir das ideias de educação freiriana e da pedagogia de projetos, com a utilização de metodologias ativas, (2) permitem discutir o papel do nutricionista enquanto educador que busca a compreensão e também a transformação das realidades sócio-histórico-culturais e estilos de vida que possam influenciar o processo saúde-doença. Os trabalhos com esse grupo, portanto, estimulam a reflexão acerca da função do nutricionista como profissional de saúde e educador que precisa (re)pensar a alimentação como expressão da experiência subjetiva e identitária, questão que parece ser o grande desafio deste profissional na atualidade.

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