FIGUEIRÊDO, Hannah Samara Monteiro De et al.. . Anais III CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/2566>. Acesso em: 22/11/2024 21:35
“Educação Alimentar e Nutricional” é um componente curricular do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nessa disciplina realiza-se atividades práticas com grupos humanos, dentre eles o “Aprender é Viver”. Trata-se de um grupo estruturado formado em 2006, composto por participantes permanentes - usuários com doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), em sua maioria idosos, atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica do departamento de Nutrição da UFRN - e participantes temporários, alunos do sexto período do curso de Nutrição que estão cursando a disciplina. O presente trabalho objetiva apresentar as percepções de estudantes de Nutrição da UFRN sobre a importância desse grupo estruturado na sua formação como nutricionistas. O corpus é composto por relatos de estudantes que cursam a referida disciplina e desenvolvem atividades com esse grupo. Os alunos relatam que a vivência junto ao grupo (1) permite conhecer a realidade de pacientes com DCNT, o que desvela fenomenologicamente os diversos fatores relacionados às escolhas e ao consumo alimentar. Comentam também que os encontros pensados a partir das ideias de educação freiriana e da pedagogia de projetos, com a utilização de metodologias ativas, (2) permitem discutir o papel do nutricionista enquanto educador que busca a compreensão e também a transformação das realidades sócio-histórico-culturais e estilos de vida que possam influenciar o processo saúde-doença. Os trabalhos com esse grupo, portanto, estimulam a reflexão acerca da função do nutricionista como profissional de saúde e educador que precisa (re)pensar a alimentação como expressão da experiência subjetiva e identitária, questão que parece ser o grande desafio deste profissional na atualidade.