Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOUDIEU

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PIERRE BOURDIEU Comunicação Oral (CO) GT2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25486
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1324
    "inscrito_id" => 120
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOUDIEU"
    "resumo" => "O presente artigo visa discutir o cenário do ensino de Sociologia no Ensino Médio, as problemáticas resultantes da intermitência da disciplina no quadro de ensino nacional, além da perspectiva de formação ativa do educando no papel social desenvolvido na escola na concepção de Pierre Bourdieu sobre a sociologia da educação relacionando herança familiar e desempenho escolar. A discussão desenvolvida apresenta os diversos fatores que compõe a instituição escolar como, políticos, sociais, culturais e ideológicos que estão envolvidos no processo de construção dos agentes sociais a fim de contribuir para uma reflexão sobre o ensino de sociologia, considerando que a educação escolar é um reflexo institucional dos movimentos sociopolíticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PIERRE BOURDIEU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA2_ID120_30092016215704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ELIANE LOBO CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE LOBO"
    "autor_email" => "eliane_carneiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25486
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1324
    "inscrito_id" => 120
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOUDIEU"
    "resumo" => "O presente artigo visa discutir o cenário do ensino de Sociologia no Ensino Médio, as problemáticas resultantes da intermitência da disciplina no quadro de ensino nacional, além da perspectiva de formação ativa do educando no papel social desenvolvido na escola na concepção de Pierre Bourdieu sobre a sociologia da educação relacionando herança familiar e desempenho escolar. A discussão desenvolvida apresenta os diversos fatores que compõe a instituição escolar como, políticos, sociais, culturais e ideológicos que estão envolvidos no processo de construção dos agentes sociais a fim de contribuir para uma reflexão sobre o ensino de sociologia, considerando que a educação escolar é um reflexo institucional dos movimentos sociopolíticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT2 – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PIERRE BOURDIEU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA2_ID120_30092016215704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ELIANE LOBO CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE LOBO"
    "autor_email" => "eliane_carneiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo visa discutir o cenário do ensino de Sociologia no Ensino Médio, as problemáticas resultantes da intermitência da disciplina no quadro de ensino nacional, além da perspectiva de formação ativa do educando no papel social desenvolvido na escola na concepção de Pierre Bourdieu sobre a sociologia da educação relacionando herança familiar e desempenho escolar. A discussão desenvolvida apresenta os diversos fatores que compõe a instituição escolar como, políticos, sociais, culturais e ideológicos que estão envolvidos no processo de construção dos agentes sociais a fim de contribuir para uma reflexão sobre o ensino de sociologia, considerando que a educação escolar é um reflexo institucional dos movimentos sociopolíticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.