Este artigo apresenta a importância do (re) planejamento de ensino pelos professores, de acordo com o contexto e os sujeitos aprendentes. Trazemos os fundamentos teóricos de Barbosa (2006), Bruner (2001), Cury (2013) e Senna (2003). Os sujeitos contemporâneos são sujeitos multifocais, conectados às tecnologias hipertextuais, que torna o aprendizado mais prazeroso, sem fragmentação de tempo-lugar, eles aprendem nas escolas/ universidades, espaços físicos e, em espaços virtuais, a qualquer hora, com as fontes inesgotáveis de informações dessas tecnologias. Este estudo constata-se que para o estudante apreender (=reter os conteúdos com significados para a sua vida), o professor precisa rever a sua forma de planejar o ensino, sempre e quantas vezes forem necessárias, caso contrário, o aluno continuará a frequentar a escola, com a finalidade única de decorar teorias, transcrever concepções de autores consagrados por seus pares na academia, mas, não é o sujeito que constrói seu aprendizado.