Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

GESTÃO DEMOCRÁTICA OU MONOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, CONSELHO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Com aprovação da Constituição de 1988 muitas compreensões teóricas foram mudadas a partir do estabelecimento da gestão democrática do ensino público como um princípio constitucional, no intuito de tornar a gestão mais participativa envolvendo todo o âmbito escolar. A partir desse cenário foi criado o Conselho Escolar para que junto com a Gestão pudesse trabalhar colaborativamente na tomada de decisões acerca do desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da escola em suas diferentes dimensões. Buscando compreender a vivência da gestão escolar, identificando seus limites e possibilidades, esta investigação definiu como lócus uma escola estadual de Ensino Médio localizada no município Acarape-CE. Metodologicamente a pesquisa se assenta na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo utilizado como estratégias de aproximação com a realidade a entrevista e a observação. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos sujeitos para uma melhor compreensão acerca do papel do conselho escolar na gestão.

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