Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: Imagem, Livro Didático, Negro/a, Lei 10.639/03 Comunicação Oral 29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 253
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 1084
    "titulo" => "A  IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA"
    "palavra_chave" => "Imagem, Livro didático, Negro/a, Lei 10.639/03"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "fe99ab94c9aad28b84538cc3756afc65_1084.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HAYANA BENEVIDES"
    "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 253
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 714
    "inscrito_id" => 1084
    "titulo" => "A  IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA"
    "palavra_chave" => "Imagem, Livro didático, Negro/a, Lei 10.639/03"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "fe99ab94c9aad28b84538cc3756afc65_1084.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HAYANA BENEVIDES"
    "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.