O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos.