A IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 253 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 1084 "titulo" => "A IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Imagem, Livro didático, Negro/a, Lei 10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fe99ab94c9aad28b84538cc3756afc65_1084.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA BENEVIDES" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 253 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 714 "inscrito_id" => 1084 "titulo" => "A IMAGEM DO POVO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO CICLO INICIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho resulta de uma pesquisa em andamento de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq que estuda a temática afrobrasileira nos livros didáticos de história do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Para a realização da pesquisa, partimos do questionamento: como as imagens dos/as negros/as estão sendo representadas nos livros didáticos de história e tratadas no espaço escolar. Elegemos como objetivos averiguar e analisar as imagens dos/as negros/as nos livros didáticos de história do primeiro ciclo inicial do Ensino Fundamental, disponíveis e em uso nas escolas públicas do município, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/03. A metodologia é de natureza qualitativa e a pesquisa exploratória e descritiva. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental relacionada à temática em estudo, e de campo, com visita as escolas e aplicações de questionários, entrevistas e observações. Atualmente estamos na fase de apuração dos dados e análise dos questionários aplicados aos docentes. O universo da pesquisa é constituído por escolas urbanas da rede de Ensino Municipal de Campina Grande-PB. Os resultados preliminares nos levaram a constatar que as escolas adotam livros didáticos, mas alguns docentes só trabalham a temática afrobrasileira nas datas comemorativas, outros afirmaram não ter formação para desenvolver mais o tema. Não fica claro como a imagem do povo negro é tratada nos cotidianos escolares. Esperamos no segundo momento da pesquisa, quando iremos observar e entrevistar o corpo docente esclarecer acerca da forma como as imagens dos/as negros/as são trabalhadas nos livros didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Imagem, Livro didático, Negro/a, Lei 10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "fe99ab94c9aad28b84538cc3756afc65_1084.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HAYANA CRISLAYNE BENEVIDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HAYANA BENEVIDES" "autor_email" => "hayana_benevides@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }