HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO A FERIDA DE IDOSO PORTADOR DE PÉ DIABÉTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica durante estágio extracurricular no atendimento a idoso portador de pé diabético. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo sobre um relato de experiência, visando compartilhar a troca de aprendizado ocorrido durante estágio extracurricular. RESULTADO: Diante das informações fornecidas, o senhor S.C.A., 72 anos, branco, casado, hipertenso, portador de Diabetes Mellitus tipo II há 15 anos, usuário de Metformina 3X ao dia e de insulina regular quando HGT acima de 200mg/dl. O mesmo frequentou a unidade hospitalar E.M.S. para tratamento de pé diabético entre os meses de dezembro de 2012 a março de 2013. Na ocasião, foram realizados curativos diários de forma asséptica, utilizando SF 0,9% e Kollagenase nas áreas necrosadas, segundo prescrição médica. O paciente apresentou melhora da dor ao realizar os curativos e um maior conforto durante os cuidados realizado pelas discentes. Sendo assim, o senhor S.C.A. pediu que o curativo fosse realizado pelas estudantes durante seu tratamento. Além do tratamento da ferida, foram desenvolvidas orientações de enfermagem voltadas à melhoria de sua qualidade de vida. Realizaram-se orientações sobre uma boa alimentação para o controle da taxa glicêmica, uso de calçados adequados, caminhadas e uso diário da medicação prescrita a fim de evitar agravos à saúde e complicações futuras, Ao término do tratamento verificou-se que a ferida foi cicatrizada de forma satisfatória e as taxas glicêmicas do senhor S.C.A. reduziram de uma média de 410 mg/dl para, em média, 120 mg/dl adequando-se gradativamente às prerrogativas da literatura. O processo de trabalho desenvolvido pelo enfermeiro envolve a construção de vínculos emotivos, educação em saúde para adesão às ações terapêuticas, esclarecimento de dúvidas, conscientização acerca da patologia e suas complicações e gerenciamento de recursos humanos e materiais. O uso da empatia permitiu que as discentes se colocassem no lugar deste idoso bem quisto e assistido, num processo reflexivo de tratar os pacientes com o cuidado proporcionado em ambiente hospitalar. CONCLUSÃO: A experiência relatada possibilitou a complementação educativa nos aspectos acadêmicos, pois a partir das orientações aprendidas na universidade resultou em um maior vínculo com o paciente e uma maior aceitação de seu tratamento, contribuindo significativamente no seu processo de envelhecimento saudável. Adquirimos um maior vínculo com os usuários no contexto nos estágios teórico-práticos das disciplinas e perante a comunidade, mediante diálogos com portadores do diabetes a fim de evitar maiores complicações. Sendo assim importante frisar a importância do controle da doença por meio de exames, dietas e medidas preventivas das complicações da doença, entre elas a ocorrência entre elas o pé diabético." 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