Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENSINO DE ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, ENSINO DE ARTE, PATRIMÔNIO CULTURAL Comunicação Oral (CO) GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25249
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1431
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "ENSINO DE ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão sobre possibilidades de atividades com patrimônio cultural propostas por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Partimos do pressuposto que o Pedagogo é considerado professor de Artes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e que o patrimônio cultural pode ser um instrumento de mediação para o ensino de Arte. A proposta de investigação surgiu das discussões do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH) sobre a formação de Pedagogos para o ensino de Arte. Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 15 alunos do curso de Pedagogia.  Os resultados apontam que os estudantes de Pedagogia conseguem estabelecer uma relação entre o ensino de Arte e patrimônio cultural. Outra conclusão é que a maioria das respostas reflete práticas de visitas realizados a patrimônio edificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, ENSINO DE ARTE, PATRIMÔNIO CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA25_ID31_30092016234102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS BONIE CAMPOS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS BONIE"
    "autor_email" => "mateus.bonie@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25249
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1431
    "inscrito_id" => 31
    "titulo" => "ENSINO DE ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão sobre possibilidades de atividades com patrimônio cultural propostas por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Partimos do pressuposto que o Pedagogo é considerado professor de Artes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e que o patrimônio cultural pode ser um instrumento de mediação para o ensino de Arte. A proposta de investigação surgiu das discussões do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH) sobre a formação de Pedagogos para o ensino de Arte. Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 15 alunos do curso de Pedagogia.  Os resultados apontam que os estudantes de Pedagogia conseguem estabelecer uma relação entre o ensino de Arte e patrimônio cultural. Outra conclusão é que a maioria das respostas reflete práticas de visitas realizados a patrimônio edificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, ENSINO DE ARTE, PATRIMÔNIO CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA25_ID31_30092016234102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS BONIE CAMPOS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS BONIE"
    "autor_email" => "mateus.bonie@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre possibilidades de atividades com patrimônio cultural propostas por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Partimos do pressuposto que o Pedagogo é considerado professor de Artes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e que o patrimônio cultural pode ser um instrumento de mediação para o ensino de Arte. A proposta de investigação surgiu das discussões do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH) sobre a formação de Pedagogos para o ensino de Arte. Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 15 alunos do curso de Pedagogia. Os resultados apontam que os estudantes de Pedagogia conseguem estabelecer uma relação entre o ensino de Arte e patrimônio cultural. Outra conclusão é que a maioria das respostas reflete práticas de visitas realizados a patrimônio edificado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.