O presente artigo versa sobre os resultados de um projeto de educação para o trânsito e a aplicação do mesmo em uma escola pública de Belém, com a participação de 21 alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Sendo uma das atividades práticas da disciplina Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares, do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará em parceria com a Biblioteca Irmãos Guimarães/Departamento de Trânsito do Estado do Pará- DETRAN-PA. Logo o objetivo deste é demonstrar as considerações e resultados acerca do tema trânsito e educação, bem como possibilitar reflexões, uma vez que pesquisas recente afirmam que no Brasil as maiores taxas de mortalidade acontecem no trânsito, ocasionado por imprudência, com isso percebe-se que medidas emergenciais devem ser tomadas, para além de se promover ações de conscientização dos condutores e pedestres entre outros componentes do trânsito. Os resultados apontam que se faz necessário uma educação que forme outros modelos de cidadãos que façam um trânsito com respeito e segurança, que respeitem o espaço uns dos outros, conheçam as leias e as respeitem, sendo importante destacar o dever da escola, da família e do Estado para por meio de educação para o trânsito habilitar as gerações futuras para à adoção de práticas educativas e de cidadania no trânsito, possibilitando a formação de agentes multiplicadores de práticas educativas no ambiente de trânsito, afim de que se reduza esse dantesco percentual de tragédias e práticas de imprudência.