Este trabalho objetiva analisar as observações de campo em uma escola Estadual, situada em Grajaú-MA, afim de investigar como nossos alunos estão se comportando diante da diversidade étnica-racial, de gênero e sexual. Tendo como fundamentação teórica em Lima (2012), Bello e Luzzi (2009), Borges (2010), Gomes (1999), entre outros. Diante da pesquisa, constatou-se que crianças e adolescentes possuem raízes preconceituosas advinda do seio familiar, onde agridem verbalmente, demonstrando preconceito, intolerância e visão etnocêntrica em relação a indivíduos que fazem parte de culturas diferenciadas dos agressores, expondo este tipo de comportamento dentro do espaço escolar. Sendo assim, precisamos que a escola juntamente com a família aja urgentemente, para esclarecer esse olhar colonial que historicamente foi enraizado em nossa sociedade. A partir do momento que houver uma transformação significativa no pensar e agir dessas crianças e adolescente, poderemos ter a expectativa de um futuro de respeito e liberdade de expressão para todos.