Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 235
COMPARAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIADORES DO CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIAS, NATUREZA DA CIÊNCIA, INVESTIGAÇÃO E QUESTIONAMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, NATUREZA DA CIÊNCIA, INVESTIGAÇÃO E QUESTIONAMENTO CIENTÍFICO Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O desenvolvimento e aplicação de instrumentos de avaliação constituem-se em ferramentas importantes para a determinação e compreensão do ensino de ciências, possibilitando assim um alicerce para a tomada de decisões. Neste trabalho foi realizada a revisão de artigos publicados nos últimos 15 anos em nível nacional e internacional e foi constatado que os instrumentos mais utilizados em avaliações educacionais são os denominados de SUSSI, VNOS, VOSI, VASI, ROSE. Estes instrumentos foram então comparados em relação às suas aplicabilidades e potencialidades como ferramentas avaliativas do conhecimento científico dos estudantes a luz dos planos e estruturas atuais do ensino de ciências no ensino fundamental e médio. Apesar da efetividade desses instrumentos, torna-se necessário um entendimento sobre o conhecimento específico a ser avaliado para a escolha do instrumento que melhor se adeque e proporcione o melhor entendimento do tema analisado, levando-se em consideração as fragilidades, logística e variações culturais e sociais envolvidas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.