Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERENCIAL FREIRIANO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: REFERENCIAL FREIRIANO;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA;, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25035
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1361
    "inscrito_id" => 3617
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERENCIAL FREIRIANO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa, ainda em desenvolvimento, que investiga concepções subjacentes à formação de professores de matemática que sinaliza princípios de base freirianas em seu Projeto Curricular. Traz o seguinte problema de pesquisa: Que concepções emergem dos professores da Licenciatura em Matemática do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo frente aos desafios de um processo formativo que pressupõe bases freirianas? Objetiva investigar se as concepções expressas por esses professores revelam, ou não,  princípios do referencial de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que os dados estão sendo levantados junto a quatro professores por meio de entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo. A pesquisa propiciará conhecer aspectos do processo formativo em estudo, abrindo espaços para novas investigações, ao tempo que contribuirá para a afirmação ou ressignificação do que vem desenvolvendo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "REFERENCIAL FREIRIANO;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA;, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID3617_30092016223219.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA PINTO PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE PEDROSA"
    "autor_email" => "elianempedrosa@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25035
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1361
    "inscrito_id" => 3617
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO REFERENCIAL FREIRIANO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa, ainda em desenvolvimento, que investiga concepções subjacentes à formação de professores de matemática que sinaliza princípios de base freirianas em seu Projeto Curricular. Traz o seguinte problema de pesquisa: Que concepções emergem dos professores da Licenciatura em Matemática do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo frente aos desafios de um processo formativo que pressupõe bases freirianas? Objetiva investigar se as concepções expressas por esses professores revelam, ou não,  princípios do referencial de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que os dados estão sendo levantados junto a quatro professores por meio de entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo. A pesquisa propiciará conhecer aspectos do processo formativo em estudo, abrindo espaços para novas investigações, ao tempo que contribuirá para a afirmação ou ressignificação do que vem desenvolvendo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "REFERENCIAL FREIRIANO;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA;, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID3617_30092016223219.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA PINTO PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE PEDROSA"
    "autor_email" => "elianempedrosa@ifma.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa, ainda em desenvolvimento, que investiga concepções subjacentes à formação de professores de matemática que sinaliza princípios de base freirianas em seu Projeto Curricular. Traz o seguinte problema de pesquisa: Que concepções emergem dos professores da Licenciatura em Matemática do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo frente aos desafios de um processo formativo que pressupõe bases freirianas? Objetiva investigar se as concepções expressas por esses professores revelam, ou não, princípios do referencial de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que os dados estão sendo levantados junto a quatro professores por meio de entrevista semiestruturada e anotações em diário de campo. A pesquisa propiciará conhecer aspectos do processo formativo em estudo, abrindo espaços para novas investigações, ao tempo que contribuirá para a afirmação ou ressignificação do que vem desenvolvendo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.