Este estudo avaliou famílias com filhos apresentando Dificuldades de Aprendizagem (DA) na Escola. Na disciplina Psicoterapia familiar, os alunos acompanharam oito famílias com filhos em Dificuldade de Aprendizagem, por 8 a 10 sessões, com duração de 1h30min, em domicílio, aplicando entrevista familiar semiestruturada, Genograma, Ecomapa e projeto de vida familiar. Os alunos tinham 10 a 12 anos idade, 8 meninos e uma menina, todos repetentes, com queixas: dificuldades na leitura, escrita, perda de interesse e indisciplina. Majoritamente, as configurações familiares referiam-se recasamentos, avós/netos e monoparental feminina, média de 1 a 2 irmãos. Os cuidadores possuíam escolaridade fundamental incompleta, história de DA no período escolar, pouca tradição para estudos, sendo a mãe, impaciente, responsável pelas tarefas escolares. As famílias vivenciavam violência intrafamiliar, dependência química, dificuldades com abrigo e alimentação. Conclui-se que DA’s não são urgência para família, apesar de ser para a Escola, pois há dificuldades urgentes, a sobrevivência.