O estudo teve como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante o período 2015.2 no desenvolvimento das atividades da disciplina Bases Práticas de Enfermagem na Saúde do Idoso, em que foi prestada assistência de enfermagem ao idoso institucionalizado, utilizando-se a ludoterapia e a musicoterapia como ferramentas de cuidado. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na Casa do Idoso Vó Filomena na cidade de Cuité-PB. Com a implementação das atividades referentes à disciplina supracitada, evidenciou-se que a utilização de técnicas lúdicas e musicais no cuidado ao idoso institucionalizado, são de grande valia na promoção, prevenção e recuperação da saúde do idoso, de forma que influenciam no desenvolvimento das funções físicas, psíquicas e cognitivas, tendo repercussões positivas relacionadas a afetividade, pensamento, sensopercepção, psicomotricidade, inteligência, memória, orientação, atenção e personalidade manifestas pelo idoso, mediante adesão as atividades propostas, apresentando-se também resolutivo em situações em que a depressão, ansiedade e o isolamento faziam-se presentes. Frente à implementação das atividades práticas utilizando-se o lúdico e o musical, aprofunda-se as discussões acerca das necessidades e especificidades da saúde do paciente idoso institucionalizado, que por vezes apresentam fragilidades que vão além das debilidades físicas. Conclui-se, portanto, que para a integralidade da assistência ao idoso, o desenvolvimento de tais métodos são eficazes, ficando sua prática recomendada a ser incorporada como técnica de cuidado, vez que houve durante as atividades grande envolvimento dos idosos, que se mostram receptivos e participativos, tendo sido oportunizado a ativação da desenvoltura linguística, cognitiva, comportamental e motora.