Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE IDOSOS DA ZONA RURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Palavra-chaves: ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS Pôster (PO) / Poster Submission AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO
"2016-11-22 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24332
    "edicao_id" => 51
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 2355
    "titulo" => "AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE IDOSOS DA ZONA RURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências educacionais de sete estudantes com idades entre 60 e 80 anos pertencentes a uma turma multisseriada da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública municipal localizada na zona rural de Campos dos Goytacazes – RJ. Em um primeiro momento, uma observação ao longo de aproxidamente um mês da rotina escolar desses estudantes foi realizada e como segunda etapa da pesquisa entrevistas por meio da metodologia da conversa serão realizadas a fim de conhecer as experiências educacionais desses idosos. Após as entrevistas, o material coletado será transcrito e analisado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Como a pesquisa ainda encontra-se em andamento, ainda não apresenta conclusão. O que já foi possível concluir durante o período de observação é que a escola tem um outro significado para os idosos  e a aprendizagem da leitura e escrita é motivo de orgulho para alguns e meta a ser alcançada entre aqueles que ainda não sabem. Estar na escola é um desafio e ao mesmo tempo uma vitória."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV054_MD4_SA11_ID2355_10102016233442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:04:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLE AUATT DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLE AUATT"
    "autor_email" => "camilleauatt@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cneh"
    "edicao_nome" => "Anais I CNEH"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cneh/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f6afa2a77_16022020231303.png"
    "edicao_capa" => "5f183e7033782_22072020102608.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-22 23:00:00"
    "publicacao_id" => 34
    "publicacao_nome" => "Anais CNEH"
    "publicacao_codigo" => "2526-1908"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24332
    "edicao_id" => 51
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 2355
    "titulo" => "AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE IDOSOS DA ZONA RURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências educacionais de sete estudantes com idades entre 60 e 80 anos pertencentes a uma turma multisseriada da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública municipal localizada na zona rural de Campos dos Goytacazes – RJ. Em um primeiro momento, uma observação ao longo de aproxidamente um mês da rotina escolar desses estudantes foi realizada e como segunda etapa da pesquisa entrevistas por meio da metodologia da conversa serão realizadas a fim de conhecer as experiências educacionais desses idosos. Após as entrevistas, o material coletado será transcrito e analisado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Como a pesquisa ainda encontra-se em andamento, ainda não apresenta conclusão. O que já foi possível concluir durante o período de observação é que a escola tem um outro significado para os idosos  e a aprendizagem da leitura e escrita é motivo de orgulho para alguns e meta a ser alcançada entre aqueles que ainda não sabem. Estar na escola é um desafio e ao mesmo tempo uma vitória."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV054_MD4_SA11_ID2355_10102016233442.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:04:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLE AUATT DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLE AUATT"
    "autor_email" => "camilleauatt@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cneh"
    "edicao_nome" => "Anais I CNEH"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cneh/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f6afa2a77_16022020231303.png"
    "edicao_capa" => "5f183e7033782_22072020102608.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-22 23:00:00"
    "publicacao_id" => 34
    "publicacao_nome" => "Anais CNEH"
    "publicacao_codigo" => "2526-1908"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre as experiências educacionais de sete estudantes com idades entre 60 e 80 anos pertencentes a uma turma multisseriada da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública municipal localizada na zona rural de Campos dos Goytacazes – RJ. Em um primeiro momento, uma observação ao longo de aproxidamente um mês da rotina escolar desses estudantes foi realizada e como segunda etapa da pesquisa entrevistas por meio da metodologia da conversa serão realizadas a fim de conhecer as experiências educacionais desses idosos. Após as entrevistas, o material coletado será transcrito e analisado por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Como a pesquisa ainda encontra-se em andamento, ainda não apresenta conclusão. O que já foi possível concluir durante o período de observação é que a escola tem um outro significado para os idosos e a aprendizagem da leitura e escrita é motivo de orgulho para alguns e meta a ser alcançada entre aqueles que ainda não sabem. Estar na escola é um desafio e ao mesmo tempo uma vitória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.