EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 2433 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 3459 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE" "resumo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE\tErivaldo Batista SantosMembro do GEPeeeS-CCAE-UFPBerivaldo_74@hotmail.comBaltazar Macaiba de SouzaProfessor Dr. OrientadorGEPeeeS - CCAE – UFPB – CNPqbaltazarmacaiba@yahoo.com.br Paulo Roberto Palhano SilvaProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPq ppalhano1@gmail.comResumoINTRODUÇÃO: O estudo de pesquisa tem como foco a estruturação do Centro de Convivência da Terceira Idade do Litoral Norte -Vale do Mamanguape - PB, com equipe multidisciplinar em diversas áreas, promovendo o bem-estar para adultos e idosos com abordagens culturais e educacionais na zona rural e urbana, desprovidos de amparos legais e de convivência social. METODOLOGIA: Para tal utiliza-se a pesquisa-ação (THIOLLENT,2002) estudos teóricos, entrevista semi-estruturadas e à observação. A pesquisa-ação (FRANCO, 2005) assume papel privilegiado sendo um guia na ação educativa. É uma experiência no campo da educação que centraliza sua ação no “novo idoso” ( NUNES & SILVA, 2011), baseando-se numa perspectiva ampla, holística, resultado de um trabalho intersetorial, multidisciplinar, visando modos de vida saudável com hábitos para o desenvolvimento humano (BOURDIEU & PASSERON, 1982; PALHANO SILVA, 2004), permitindo que os mais velhos possam vivenciar uma pedagogia apropriada a terceira idade (GADOTTI, 2010) capaz de acompanhar as transformações políticas, econômicas e culturais de uma sociedade cada vez mais complexa, com novas linguagens e tecnologias. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa constatam que o centro de convivência da terceira idade fundamenta-se sobre os postulados da chamada Educação Permanente que defende o direito, a possibilidade e a necessidade que tem o ser humano de se educar ao longo de toda a vida. CONCLUSÃO: As atividades pedagógicas foram aplicadas com sucesso, pois gerou atualização de conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, reflexão sobre o processo de envelhecimento e diálogos de novos projetos de vida por educadores e pessoas idosas envolvidas na ação cultural.\t\tPalavras-Chaves: Educação. Educação-informal. Educação do campo." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., EDUCAÇÃO- INFORMAL., EDUCAÇÃO DO CAMPO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_3459_54c13f78ae0404628e95022afacb6af2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVALDO BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIVALDO" "autor_email" => "erivaldo_74@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 2433 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 639 "inscrito_id" => 3459 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE" "resumo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE\tErivaldo Batista SantosMembro do GEPeeeS-CCAE-UFPBerivaldo_74@hotmail.comBaltazar Macaiba de SouzaProfessor Dr. OrientadorGEPeeeS - CCAE – UFPB – CNPqbaltazarmacaiba@yahoo.com.br Paulo Roberto Palhano SilvaProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPq ppalhano1@gmail.comResumoINTRODUÇÃO: O estudo de pesquisa tem como foco a estruturação do Centro de Convivência da Terceira Idade do Litoral Norte -Vale do Mamanguape - PB, com equipe multidisciplinar em diversas áreas, promovendo o bem-estar para adultos e idosos com abordagens culturais e educacionais na zona rural e urbana, desprovidos de amparos legais e de convivência social. METODOLOGIA: Para tal utiliza-se a pesquisa-ação (THIOLLENT,2002) estudos teóricos, entrevista semi-estruturadas e à observação. A pesquisa-ação (FRANCO, 2005) assume papel privilegiado sendo um guia na ação educativa. É uma experiência no campo da educação que centraliza sua ação no “novo idoso” ( NUNES & SILVA, 2011), baseando-se numa perspectiva ampla, holística, resultado de um trabalho intersetorial, multidisciplinar, visando modos de vida saudável com hábitos para o desenvolvimento humano (BOURDIEU & PASSERON, 1982; PALHANO SILVA, 2004), permitindo que os mais velhos possam vivenciar uma pedagogia apropriada a terceira idade (GADOTTI, 2010) capaz de acompanhar as transformações políticas, econômicas e culturais de uma sociedade cada vez mais complexa, com novas linguagens e tecnologias. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa constatam que o centro de convivência da terceira idade fundamenta-se sobre os postulados da chamada Educação Permanente que defende o direito, a possibilidade e a necessidade que tem o ser humano de se educar ao longo de toda a vida. CONCLUSÃO: As atividades pedagógicas foram aplicadas com sucesso, pois gerou atualização de conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, reflexão sobre o processo de envelhecimento e diálogos de novos projetos de vida por educadores e pessoas idosas envolvidas na ação cultural.\t\tPalavras-Chaves: Educação. Educação-informal. Educação do campo." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., EDUCAÇÃO- INFORMAL., EDUCAÇÃO DO CAMPO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_3459_54c13f78ae0404628e95022afacb6af2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVALDO BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERIVALDO" "autor_email" => "erivaldo_74@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }