O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo que traz consigo inúmeras alterações podendo comprometer a interação entre os indivíduos e o meio ambiente e consequentemente afetar a qualidade de vida da população idosa. Considerando a necessidade de garantir a longevidade com autonomia e independência, observa-se cada vez mais o aumento de técnicas que surgem como estímulos para as práticas de hábitos saudáveis, entre as quais destaca-se a tecnologia com os exergames inseridas nas inovações da realidade virtual. Este estudo teve como objetivo relatar sobre a produção cientifica nas bases de dados eletrônicas na internet PubMed (Biblioteca Médica dos Estados Unidos) e Google Scoolar, envolvendo a população idosa e a utilização dos meios virtuais como recursos de promoção à saúde. Após uma triagem através dos critérios de inclusão, utilizando a associação dos descritores: realidade virtual, idosos e exergames nos idiomas inglês e português, foram encontradas 44 publicações relatando o emprego da realidade virtual como instrumento de atividade benéfica, abordando sua prática em 22,8% nos aspectos psicológicos, 38,6% para o envelhecimento ativo e 38,6% utilizada para a reabilitação, com boa aceitação e adesão com o público com idade igual ou acima de 60 anos. Há na literatura grande carência de pesquisas sobre a tecnologia dos exergames como instrumento de promoção à saúde de idosos. Por mais que seja notório o crescimento das inovações tecnológicas como recurso na área de saúde, observa-se a necessidade de elaborar novos estudos sobre a técnica com a finalidade de auxiliar a conduta terapêutica de vários profissionais e dar subsídio para nortear a prática do lúdico nos níveis de atenção à saúde do idoso e na promoção do envelhecimento saudável.