Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

Visualizações: 181
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE OSTEOARTROSE COM IDOSOS DO CENTRO INTEGRADO DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE POTIGUAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: OSTEOARTROSE, IDOSO, SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Pôster (PO) / Poster Submission AT-3: ENFERMAGEM E A SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Resumo

O processo de envelhecimento está vinculado a inúmeras transformações que influenciam na qualidade de vida da pessoa idosa, sendo que tais mudanças ocorrem de maneira muito particular e diferente para cada indivíduo. Estas transformações têm elencado discussões e gerado reflexões sobre dificuldades relacionadas à procura de alternativas de cuidados ao aumento do número de idosos. Tendo em vista que junto ao envelhecimento surge diminuição da Capacidade Funcional (CF) de diversos órgãos e tecidos, levando a um considerável aumento de risco de doenças crônico-degenerativas, objetivou proporcionar aos idosos integrantes do Centro Integrado da Saúde (CIS) da Universidade Potiguar (UNP), conhecimentos relacionados à Osteoartrose (OA), que é uma das patologias que mais acometem os idosos mundialmente. Além disso, relatar como a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) pode ser aplicada, enfatizando a promoção e prevenção da saúde a fim de minimizar os danos acometidos pela artrose. O presente estudo trata-se de um relato de experiência acerca do trabalho realizado com os idosos que fazem acompanhamento no CIS da Universidade Potiguar - UnP, Campus Natal-RN. As ações foram proporcionadas pelas enfermeirandas no decorrer do estágio supervisionado, concebidas no período de 09 de maio a 02 de junho de 2016. Para uma melhor explanação do conteúdo foi utilizado de forma lúdica uma peça teatral com fantoches e atividades voltadas para dinâmicas que o estimulassem a lembrar do conteúdo, colocando em prática o que foi explanado. Atividades físicas também foram desenvolvidas como a ginástica laboral e a dança, com o propósito de incentivar a prática de exercícios que sejam benéficos para a mobilidade física. Possibilitando-nos evidenciar através das pesquisas, que uma importante maneira de prevenir agravos relacionados à artrose é a prática de atividades físicas, por ser um instrumento ideal para uma melhor qualidade de vida, e consequentemente melhorar o funcionamento das articulações e tecidos musculoesqueléticos. Em virtude do que foi mencionado acima, concluímos a ação com a convicção de que o esclarecimento do conteúdo possibilitou que dúvidas fossem elucidadas, e com as atividades físicas foi observada a real necessidade de uma melhor atenção desses idosos para com a sua saúde. O profissional e o cuidado estão associados, uma vez que a classe de enfermagem deve estar voltada para o processo assistencial e não se pode diante disto perder de vista a qualidade da assistência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.