UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO LUGARES EDUCADORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24223 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO LUGARES EDUCADORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "As Unidades de Conservação (UCs) no semiárido brasileiro cumprem importante papel na conservação e preservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, extremamente rico em biodiversidade, assim como de ecossistemas mais úmidos, presentes nos brejos de altitude e de exposição, que constituem áreas de exceção no domínio climático quente e seco. A maioria delas foram criadas a partir de definições técnicas, com pouco envolvimento de atores locais. Isso fortalece a afirmativa de que sua efetivação de fato, depende do como elas são vistas pelas populações do entorno e pelos visitantes, sejam eles turistas ou alunos. Dessa forma, é fundamental que as mesmas cumpram o papel de serem lugares educadores, seja por suas reais condições estruturais e de equipes preparadas para receber estudantes e visitantes e constituir a visita em uma experiência educativa, seja por ser referenciada com lugar e significado em reflexões de sala de aula ou de diversas comunidades aprendentes. O objetivo que motivou o presente trabalho foi o de refletir sobre essa relação entre UCs e processos de ensino-aprendizagem, na perspectiva da educação contextualizada. Para tanto, a base metodológico utilizada foi a de pesquisa bibliográfica que permitiu revisão e análise teórica sobre essa relação, apontando a importância de empreender pesquisas que possam desvelar melhor os limites e possibilidades aí existentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Riquezas naturais no semiárido: degradação e uso sustentável" "palavra_chave" => "., ., ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA2_ID79_26102016160455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNEIDA RABÊLO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EDNEIDA RABÊLO" "autor_email" => "edneidarabelo@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24223 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 1023 "inscrito_id" => 79 "titulo" => "UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO LUGARES EDUCADORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => "As Unidades de Conservação (UCs) no semiárido brasileiro cumprem importante papel na conservação e preservação da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, extremamente rico em biodiversidade, assim como de ecossistemas mais úmidos, presentes nos brejos de altitude e de exposição, que constituem áreas de exceção no domínio climático quente e seco. A maioria delas foram criadas a partir de definições técnicas, com pouco envolvimento de atores locais. Isso fortalece a afirmativa de que sua efetivação de fato, depende do como elas são vistas pelas populações do entorno e pelos visitantes, sejam eles turistas ou alunos. Dessa forma, é fundamental que as mesmas cumpram o papel de serem lugares educadores, seja por suas reais condições estruturais e de equipes preparadas para receber estudantes e visitantes e constituir a visita em uma experiência educativa, seja por ser referenciada com lugar e significado em reflexões de sala de aula ou de diversas comunidades aprendentes. O objetivo que motivou o presente trabalho foi o de refletir sobre essa relação entre UCs e processos de ensino-aprendizagem, na perspectiva da educação contextualizada. Para tanto, a base metodológico utilizada foi a de pesquisa bibliográfica que permitiu revisão e análise teórica sobre essa relação, apontando a importância de empreender pesquisas que possam desvelar melhor os limites e possibilidades aí existentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Riquezas naturais no semiárido: degradação e uso sustentável" "palavra_chave" => "., ., ." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA2_ID79_26102016160455.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNEIDA RABÊLO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "EDNEIDA RABÊLO" "autor_email" => "edneidarabelo@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }