A compreensão do conceito da Matemática é essencial para auxiliar na aprendizagem dos alunos em cursos de Engenharias. Espera-se uma motivação para a prática discente ao oportunizar uma nova perspectiva do ensino e aprendizagem desses conceitos matemáticos, dentre os quais estão àqueles ligados ao pensamento específico dessa disciplina que é básico para o andamento das disciplinas subsequentes. Tendo em vista uma necessidade de motivação e a alteridade, que é uma característica do sertanejo, a prática docente pode oportunizar novas perspectivas ao relacionar os conceitos da Matemática com outras disciplinas do curso, gerando contextualização e desta, motivação. Neste contexto, este trabalho objetiva quantificar e analisar a motivação e a visão de um grupo de alunos no semiárido potiguar tomados de forma aleatória, em respeito às aulas de Matemática ministradas a partir dos conceitos interligados às outras disciplinas. Foram aplicados questionários nos quais os discentes puderam responder algumas perguntas estruturadas do tipo objetivas que avaliam desde se o professor fez aplicações da Matemática a se devem sempre ter essa prática ao relacionar os conteúdos. Assim, foi possível verificar que os alunos afirmam ter estudado a Matemática relacionada a física e engenharias e que têm interesse nestas relações de conceitos, acreditando contribui para o aprendizado. Então, destas respostas, pode-se trabalhar melhor o currículo relacionando um conceito com outro na tentativa de sanar diversas lacunas motivacionais, típicos dessa alteridade que lhe diminui a valorização do próprio eu, que podem refletir na mudança de postura frente à motivação para compreenderem os novos conceitos matemáticos.