O estudo traz apontamentos referentes às interfaces entre educação do campo e agroecologia como elemento que possibilita a articulação dos conhecimentos agroecológicos valorizando a convivência com o semiárido. A demanda de discussão e de ação parte do grupo de Pesquisa COLETIVO TERRES (Terra, Educação e Saberes), que vem expandindo o processo de formação dos discentes e docentes do IFRN-campus Ipanguaçu, por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão considerando as temáticas em relação: Educação do campo, Educação Popular, Tecnologia Social, Convivência com o Semiárido, Educação Ambiental e Práticas Agroecológicas. Este estudo foi desenvolvido com base na práxis educativa do Grupo, buscando responder à questão de como os conhecimentos agroecológicos trabalhados na escola podem contribuir para o fortalecimento das relações entre agroecologia e educação do campo? Diante disso, objetivamos analisar como os conhecimentos agroecológicos trabalhados na escola e como tais conhecimentos podem contribuir para o fortalecimento das relações entre agroecologia e educação do campo. O estudo foi construído a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa empírica, sustentando a argumentação teórica de que a Educação do Campo e os conhecimentos agroecológicos como metamorfose contemporânea da Educação Popular, se constrói quando integra valores da produção campesina ligados à Agroecologia. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas. O estudo parte das percepções da pesquisa monográfica da discente do curso de graduação tecnológica em agroecologia.