Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O Semiárido brasileiro se expande por nove Estados, com exceção do Maranhão, os demais Estados nordestinos e parte de Minas Gerais abrigam essa região que se caracteriza por apresentar ambientes secos e com aspectos particulares em relação aos índices pluviométricos. A educação desenvolvida no Semiárido é sustentada sobre valores e conceitos errôneos sobre a realidade da região, sendo necessário que os professores utilizem elementos da contextualização e da realidade local em suas práticas de ensino. Dessa forma, estariam aproximando escola e comunidade, ou seja, os alunos estariam inseridos desde cedo no que tange aos aspectos gerais característicos do lugar onde vivem. O objetivo do trabalho foi verificar o nível de conhecimento sobre o semiárido de alunos do 9º ano de uma escola no sertão pernambucano. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado, onde 63 alunos responderam 11 itens, sendo 10 construídos no modelo da escala de Likert. Os resultados mostram que 50,8% (n=32) dos alunos avaliaram seu conhecimento sobre o semiárido razoável, nível três da escala. Nas questões referentes à caracterização e localização, 50,8% (n=32) e 41,3% (n=26) responderam que concordavam completamente e em grande parte com as afirmações, respectivamente, e 61,9% (n=39) mostraram conhecer o bioma característico do local. Embora os resultados apontem que os estudantes não têm aulas que abordem temas recorrentes ao lugar onde vivem, 92,1% (n=58) julgaram importante que o tema semiárido fosse trabalhado no ensino. Observou-se que os estudantes participantes mostraram-se indiferentes diante de situações que dizem respeito à realidade atual da região, dado um tanto quanto preocupante, tendo em vista que na educação encontra-se uma porta de saída para tantos problemas que muitas vezes se dão pela ineficiência da passagem de novas informações ou a falta delas.

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