Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: FUNDAMENTOS BÁSICOS E MONITORAMENTO DA QUALIDADE E QUANTIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FONTES HÍDRICAS, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Esse trabalho surgiu com a proposta de contribuir com a Educação Ambiental de Alunos oriundos de Escolas Públicas, privilegiando a Escola Macário Zulmiro, localizada na comunidade Santa Luzia, município de Picuí – PB, área que enfrenta problemas de escassez de água e não conta com o serviço de abastecimento por meio de rede pública de distribuição de água potável, nesse sentido, o trabalho teve como objetivo cooperar no que tange a questão da utilização e preservação das reservas hídricas para usos múltiplos, prevenção de doenças de veiculação hídrica e higienização básica e o bom uso da água no intuito de promover a conscientização com medidas socioeducativas, tendo a sensibilização do indivíduo com a sociedade em prol do meio ambiente. Objetiva-se expor a importância da Educação Ambiental como ferramenta eficaz de mudança, tendo em vista que para se ter qualidade de vida, conservar e preservar o meio ambiente é preciso, nesse caso se faz necessário desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilitem a comunidade construir seus hábitos cotidianos sobre um fundamento de respeito ao meio ambiente e preservação da qualidade dos recursos hídricos disponíveis na região, atentando para a perspectiva de conservação da própria saúde e bem estar. Além disso, foram feitas análises dos pontos de acessos de água consumida, verificando assim a qualidade da água consumida na Escola. Portanto, acredita-se que a Educação Ambiental é uma estratégia relevante de mudança, para se ter um planeta conservado e que possa proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus habitantes.

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