A Caatinga apesar de possuir muitas riquezas de fauna e flora é pouco conhecida e estudada. O presente trabalho visa analisar a percepção dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa, Patos, Paraíba, Brasil, no sentido de investigar os conhecimentos gerados acerca do Bioma Caatinga. Foram avaliados 62 estudantes do ensino médio através de questionário estruturado na escala de Likert com cinco níveis de respostas. 32,26% (n = 20) dos estudantes afirmaram que o Bioma Caatinga apresenta, durante todo ano, um ambiente árido, seco, com árvores quase sem folhas e esbranquiçadas e a maioria 53,23% (n = 33) consideraram que o clima semiárido é caracterizado pela quantidade reduzida de chuvas. Observou-se que 11,29% (n = 7) dos estudantes obtêm conhecimentos acerca do Bioma Caatinga por meio da mídia televisiva. Os alunos correspondente a 37,10% (n = 23) afirmaram que a escola transmite conhecimentos sobre o Bioma e 16,13 (n = 10) concordaram completamente que tais conteúdos abordados são insuficientes. A maioria, 54,84 (n = 34), considerou total ou parcialmente, o Bioma Caatinga rico em fauna e 51,61% (n = 32) consideraram a riqueza em flora, 63,93%, (n = 40) não apontaram compartilham virtualmente informações sobre o bioma e 70,97% (n = 44) dos estudantes, em algum nível, não se esforça para conservar o bioma. É imprescindível a inserção de teorias e práticas pró-ambientais no meio educacional no intuito de sensibilizar os estudantes sobre a riqueza do bioma que estão inseridos e a necessidade de conservá-lo.