O estudo das aves, como ferramenta pedagógica e de educação ambiental, estimula no aluno o interesse pela natureza e, consequentemente, sua preservação. Este trabalho objetivou descrever a percepção dos estudantes do ensino fundamental de uma escola da rede Municipal de Picuí- PB, nordeste do Brasil, a respeito das aves da Caatinga, além de conscientizar a população alvo com relação à preservação desses animais e do meio ambiente. O tema foi trabalhado por meio de questionários, palestra, vídeos e a observação de exemplares em comedouros e bebedouros construídos pelos próprios alunos, utilizando garrafas pet. Os 22 estudantes entrevistados citaram 17 espécies de aves que ocorrem naquela região de Caatinga. As espécies as mais citadas foram o Periquito (Forpus xanthopterygius –n=12) e papagaio (Amazona aestiva n=12). Para a maioria dos alunos (91% - n=20) a quantidade de aves na região vem diminuindo devido à caça (30% - n= 6), à seca (30% - n= 6) e ao desmatamento (20% - n=4). Os estudantes gostaram de todas as ações desenvolvidas no projeto, desde a palestra até a observação dos pássaros, possivelmente por terem sido atividades dinâmicas e com a participação de todos os educandos. As atividades desenvolvidas demonstraram ser um excelente instrumento para a conscientização ambiental.