Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO DE TRABALHO: A GOTA DÁGUA!

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ÁGUA, SENSIBILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23409
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 871
    "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO DE TRABALHO: A GOTA DÁGUA!"
    "resumo" => "Maior parte do planeta é coberta por água, mas vale considerar que uma parcela mínima esta disponível para consumo humano. É nessa minoria que se instala a problemática, nela encontramos o mau uso da água, o desperdício, bem como a poluição resultante da ação humana. Este trabalho apresenta a proposta de projeto de trabalho com tema “A gota d’água” como iniciativa ao enfrentamento da atual crise hídrica enfrentada pela população local. Foi desenvolvido numa Escola Pública Estadual com alunos do ensino médio regular, localizada em um município no semiárido paraibano. Tendo como objetivo principal sensibilizar os estudantes para o consumo consciente e valorização da água, por meio de um ciclo de sequencias de ensino-aprendizagem, com isso visamos atenuar os impactos sobre precioso líquido. Através da sequência didática interdisciplinar, a temática do projeto “A gota d’água” foi abordada em diferentes áreas do conhecimento. Essa sequência promoveu além da interdisciplinaridade, a interatividade. Tais atividades envolveram uma atmosfera dinâmica, criativa, lúdica, a serem desenvolvidas nas turmas envolvidas durante as aulas. O projeto foi uma proposta cuja abordagem pedagógica interdisciplinar promoveu o envolvimento e participação não somente do alunado, mas de toda comunidade escolar, possibilitou uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, pois visou educar de forma contextualizada e interdisciplinar formando cidadãos capazes de atuar em favor da preservação da água, precioso liquido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ÁGUA, SENSIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID871_07092016220633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY SILVA RAMOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SILVA"
    "autor_email" => "dani.srbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23409
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 45
    "inscrito_id" => 871
    "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO DE TRABALHO: A GOTA DÁGUA!"
    "resumo" => "Maior parte do planeta é coberta por água, mas vale considerar que uma parcela mínima esta disponível para consumo humano. É nessa minoria que se instala a problemática, nela encontramos o mau uso da água, o desperdício, bem como a poluição resultante da ação humana. Este trabalho apresenta a proposta de projeto de trabalho com tema “A gota d’água” como iniciativa ao enfrentamento da atual crise hídrica enfrentada pela população local. Foi desenvolvido numa Escola Pública Estadual com alunos do ensino médio regular, localizada em um município no semiárido paraibano. Tendo como objetivo principal sensibilizar os estudantes para o consumo consciente e valorização da água, por meio de um ciclo de sequencias de ensino-aprendizagem, com isso visamos atenuar os impactos sobre precioso líquido. Através da sequência didática interdisciplinar, a temática do projeto “A gota d’água” foi abordada em diferentes áreas do conhecimento. Essa sequência promoveu além da interdisciplinaridade, a interatividade. Tais atividades envolveram uma atmosfera dinâmica, criativa, lúdica, a serem desenvolvidas nas turmas envolvidas durante as aulas. O projeto foi uma proposta cuja abordagem pedagógica interdisciplinar promoveu o envolvimento e participação não somente do alunado, mas de toda comunidade escolar, possibilitou uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, pois visou educar de forma contextualizada e interdisciplinar formando cidadãos capazes de atuar em favor da preservação da água, precioso liquido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ÁGUA, SENSIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID871_07092016220633.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY SILVA RAMOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY SILVA"
    "autor_email" => "dani.srbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Maior parte do planeta é coberta por água, mas vale considerar que uma parcela mínima esta disponível para consumo humano. É nessa minoria que se instala a problemática, nela encontramos o mau uso da água, o desperdício, bem como a poluição resultante da ação humana. Este trabalho apresenta a proposta de projeto de trabalho com tema “A gota d’água” como iniciativa ao enfrentamento da atual crise hídrica enfrentada pela população local. Foi desenvolvido numa Escola Pública Estadual com alunos do ensino médio regular, localizada em um município no semiárido paraibano. Tendo como objetivo principal sensibilizar os estudantes para o consumo consciente e valorização da água, por meio de um ciclo de sequencias de ensino-aprendizagem, com isso visamos atenuar os impactos sobre precioso líquido. Através da sequência didática interdisciplinar, a temática do projeto “A gota d’água” foi abordada em diferentes áreas do conhecimento. Essa sequência promoveu além da interdisciplinaridade, a interatividade. Tais atividades envolveram uma atmosfera dinâmica, criativa, lúdica, a serem desenvolvidas nas turmas envolvidas durante as aulas. O projeto foi uma proposta cuja abordagem pedagógica interdisciplinar promoveu o envolvimento e participação não somente do alunado, mas de toda comunidade escolar, possibilitou uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, pois visou educar de forma contextualizada e interdisciplinar formando cidadãos capazes de atuar em favor da preservação da água, precioso liquido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.