A PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA FICUS-INDICA) CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23393 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "A PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA FICUS-INDICA) CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => """ A disciplina de Biologia é frequentemente vista pelos alunos como um conteúdo que deve ser estudado pelo método da memorização, uma vez que são necessários adquirir informações de nomes científicos, funções específicas, entre outros. A idéia de utilizar os conhecimentos vivenciados pelos alunos torna-se uma estratégia viável, pois poderá possibilitar o aluno a aprender de forma espontânea e prática. Tendo em vista que a palma forrageira (Opuntia ficus-indica) é uma cactaceae de grande importância econômica e social para o semiárido paraibano, faz necessário estimular o aluno a conviver de forma harmônica com sua realidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi inserir a palma forrageira como um recurso para a contextualização de conteúdos didáticos de biologia em sala de aula, visando contribuir para o aumento do conhecimento do aluno de forma dinâmica e participativa. Por meio desse projeto, pretende-se desenvolver a compreensão e a capacidade crítica dos alunos, com relação ao tema proposto. Trata-se de uma pesquisa de análise teórica, que se fundamenta em um trabalho teórico-conceitual elaborado a partir da literatura específica. A partir dos conhecimentos adquiridos com a revisão bibliográfica, elaborou-se um projeto didático direcionado aos alunos especificamente do segundo ano do ensino médio, tornando a disciplina de Biologia mais agradável e estimulando o interesse dos alunos em adquirir novos conhecimentos, assim, os alunos serão capazes de transmiti-los a comunidade em que vivem.\r\n \r\n Palavras-chave: Cactácea. Revisão. Projeto didático. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "CACTACEAE, REVISÃO, PROJETO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA14_ID325_10092016171540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM GOLDFARB" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM " "autor_email" => "miriam.gold@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23393 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 325 "titulo" => "A PALMA FORRAGEIRA (OPUNTIA FICUS-INDICA) CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => """ A disciplina de Biologia é frequentemente vista pelos alunos como um conteúdo que deve ser estudado pelo método da memorização, uma vez que são necessários adquirir informações de nomes científicos, funções específicas, entre outros. A idéia de utilizar os conhecimentos vivenciados pelos alunos torna-se uma estratégia viável, pois poderá possibilitar o aluno a aprender de forma espontânea e prática. Tendo em vista que a palma forrageira (Opuntia ficus-indica) é uma cactaceae de grande importância econômica e social para o semiárido paraibano, faz necessário estimular o aluno a conviver de forma harmônica com sua realidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi inserir a palma forrageira como um recurso para a contextualização de conteúdos didáticos de biologia em sala de aula, visando contribuir para o aumento do conhecimento do aluno de forma dinâmica e participativa. Por meio desse projeto, pretende-se desenvolver a compreensão e a capacidade crítica dos alunos, com relação ao tema proposto. Trata-se de uma pesquisa de análise teórica, que se fundamenta em um trabalho teórico-conceitual elaborado a partir da literatura específica. A partir dos conhecimentos adquiridos com a revisão bibliográfica, elaborou-se um projeto didático direcionado aos alunos especificamente do segundo ano do ensino médio, tornando a disciplina de Biologia mais agradável e estimulando o interesse dos alunos em adquirir novos conhecimentos, assim, os alunos serão capazes de transmiti-los a comunidade em que vivem.\r\n \r\n Palavras-chave: Cactácea. Revisão. Projeto didático. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "CACTACEAE, REVISÃO, PROJETO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA14_ID325_10092016171540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÍRIAM GOLDFARB" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM " "autor_email" => "miriam.gold@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }