Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa, tendo como recorte temático o Currículo da Educação Básica do Município de Souto Soares/BA, dentro da perspectiva da Educação do Campo no Contexto Semiárido. Tendo como problema a implementação da proposta curricular da Educação do Campo pela Rede Municipal de Educação. O objeto de pesquisa é analisar os entraves e perspectivas para a efetivação da Educação do Campo no Município, fundamentado na contextualização com o Semiárido Brasileiro. Assim, o projeto traz em seu bojo seus objetivos; uma vez que o objetivo geral delineia pela busca da análise das Matrizes Curriculares da Rede de Educação Básica no Município de Souto Soares/BA, identificando os entraves e perspectivas para efetivar a Educação do Campo contextualizada com o Semiárido Brasileiro. Na sequencia, os objetivos específicos fazem um caminho para análises das Matrizes Curriculares até a proposta de elaborar de forma coletiva uma Intervenção com vista a subsidiar a criação e implementação do Currículo de Educação do Campo contextualizado com o SAB (Semiárido Brasileiro) na Rede Municipal. Sendo o tipo de pesquisa Participante, a Metodologia será a Dialética sob a Perspectiva Crítico-Emancipatória. A pesquisa visa colaborar com a educação da Rede Municipal, deixando como contribuição um produto final: a construção coletiva de um documento (possibilitando uma educação do campo contextualizada) para sua inserção no currículo de rede.