Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“POR MIM NÃO EXISTIRIA, MAS RESPEITO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CANDOMBLÉ ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE

Palavra-chaves: CANDOMBLÉ, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, LEI 10639/03, EDUCAÇÃO ETNICO-RACIAL Comunicação Oral (CO) Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Investigamos as Representações Sociais (RS) do Candomblé entre estudantes de uma escola pública de Recife. Partimos da necessidade de compreender como estes alunos simbolizam tal religião, para que os profissionais de educação planejem estratégias didáticas para construção de conhecimentos sobre o Candomblé demarcando suas contribuições para a formação cultural brasileira, desconstruindo noções preconceituosas, intolerantes, etnocêntricas e contribuindo para implementação efetiva da lei 10639/03. Verificamos que a religiosidade afro-brasileira aparece silenciada na escola, a RS do candomblé centra-se na ênfase dos elementos rituais usados nesta prática religiosa, mas ancora-se no discurso judaico-cristão para sua negativação,estes resultados levantam implicações para adoção de uma perspectiva multicultural na educação.

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