FILOSOFIA BUDISTA E EDUCAÇÃO: POR UMA FORMAÇÃO HUMANA PARA A ARTE DE VIVER
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21048 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3005 "inscrito_id" => 2639 "titulo" => "FILOSOFIA BUDISTA E EDUCAÇÃO: POR UMA FORMAÇÃO HUMANA PARA A ARTE DE VIVER" "resumo" => "Na atualidade percorremos uma vida secular pautada na correria trabalhista e nos estresses diários, possibilitando assim o degaste físico e mental, implicando em uma má qualidade de vida. Em decorrência da problemática que versa acima, pesamos o tema da saúde relacionando ao posicionamento budista, que por sua vez, nos ajuda a pensar a arte de viver. A filosofia budista teve seu início marcado por volta de 528 a.C na índia. Possuiu por mediador o príncipe Sidarta Gautama mais conhecido por Buda. Este é considerado pelos seus discípulos um guia espiritual erradicando a ideia daqueles que o afirma como um deus. O método que iremos utilizar para fundamentação desse estudo foi à utilização do Livro “Budismo” que tem por autoria, Claude B. Levenston. Nosso estudo tem por objetivo principal compreender como a filosofia budista nos ajuda a pensar a formação humana para a arte de viver. Visando alcançar o objetivo apresentado, guiaremos nosso trabalho em dois momentos discursivos: primeiramente, analisaremos os elementos filosóficos do budismo a respeito da arte de viver, através disso veremos como os imperativos éticos do saber viver proposto pelo budismo nos desafiam o pensar a educação como formação do ser. O budismo nos induz caminhos para a arte de viver, entre os seus caminhos, podemos citar as quatro nobres verdades e o caminho Óctuplo que tem como finalidade o equilíbrio da vida. No término do trabalho compreenderemos que o budismo é um caminho ético e filosófico, que tem como objetivo ensinar a todos os seres humanos a arte de uma viver uma vida pautada nos valores morais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ARTE DE VIVER, FILOSOFIA BUDISTA, FORMAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID2639_17082016213943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ALVES" "autor_email" => "raquelalves2010r@hotmail." "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21048 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3005 "inscrito_id" => 2639 "titulo" => "FILOSOFIA BUDISTA E EDUCAÇÃO: POR UMA FORMAÇÃO HUMANA PARA A ARTE DE VIVER" "resumo" => "Na atualidade percorremos uma vida secular pautada na correria trabalhista e nos estresses diários, possibilitando assim o degaste físico e mental, implicando em uma má qualidade de vida. Em decorrência da problemática que versa acima, pesamos o tema da saúde relacionando ao posicionamento budista, que por sua vez, nos ajuda a pensar a arte de viver. A filosofia budista teve seu início marcado por volta de 528 a.C na índia. Possuiu por mediador o príncipe Sidarta Gautama mais conhecido por Buda. Este é considerado pelos seus discípulos um guia espiritual erradicando a ideia daqueles que o afirma como um deus. O método que iremos utilizar para fundamentação desse estudo foi à utilização do Livro “Budismo” que tem por autoria, Claude B. Levenston. Nosso estudo tem por objetivo principal compreender como a filosofia budista nos ajuda a pensar a formação humana para a arte de viver. Visando alcançar o objetivo apresentado, guiaremos nosso trabalho em dois momentos discursivos: primeiramente, analisaremos os elementos filosóficos do budismo a respeito da arte de viver, através disso veremos como os imperativos éticos do saber viver proposto pelo budismo nos desafiam o pensar a educação como formação do ser. O budismo nos induz caminhos para a arte de viver, entre os seus caminhos, podemos citar as quatro nobres verdades e o caminho Óctuplo que tem como finalidade o equilíbrio da vida. No término do trabalho compreenderemos que o budismo é um caminho ético e filosófico, que tem como objetivo ensinar a todos os seres humanos a arte de uma viver uma vida pautada nos valores morais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "ARTE DE VIVER, FILOSOFIA BUDISTA, FORMAÇÃO HUMANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID2639_17082016213943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ALVES" "autor_email" => "raquelalves2010r@hotmail." "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }