A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19872 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA" "resumo" => "No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID41_19082016022202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19872 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA" "resumo" => "No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID41_19082016022202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }