Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE)
Resumo: O estudo da relação das perspectivas profissionais, da importância do campo de estágio supervisionado e dos auxílios estudantis como programa de governo para a formação de novos professores permite-nos melhor conhecer o quanto essa relação se faz importante para a conclusão do curso superior de muitos dos licenciandos pelo Brasil. Nossa pesquisa buscou conhecer essa relação com licenciandos em Educação Física de um curso criado com a Interiorização do Ensino Superior Público no interior de Pernambuco, na perspectiva de atender egressos da Educação Básica da região que desejavam serem professores, na perspectiva que esses profissionais possam atuar na docência em suas regiões. Trabalhamos com um bloco de afirmações, na perspectiva de análise da Escala Likert (escala de opinião), sendo o valor 0% discordância total com a afirmação e o valor 100% concordância total com a afirmação, com intervalos de 10% entre as categorias. Realizamos entrega dos questionários a licenciandos em final de curso, com retorno de 37 questionários respondidos, sendo estes nosso número de estudo. Como resultados, constatamos que os licenciandos possuem a compreensão das dificuldades financeiras e de reconhecimento profissional para a profissão, mas desejam concluir para melhorar a qualidade de ensino em sua região. Ao tratarmos dos auxílios estudantis ofertados pelos programas do governo federal e a dependência dos nossos consultados para concluírem o curso, a maioria afirma depender desses para se profissionalizarem professores. Concluímos com o entendimento de que a formação dos professores de Educação Física na região cria perspectivas de profissionais conscientes com as dificuldades da profissão; mas dispostos a colaborarem com as mudanças necessárias para a qualificação do ensino da Educação Física. Nesta conjuntura, confirma-se que há forte compromisso dos licenciandos do curso de Educação Física (CAV-UFPE) em atuarem com responsabilidade em seus municípios e região, o que cria perspectivas de melhorias na qualidade do ensino – ainda que na dependência de um conjunto de outros fatores, ampliando a possibilidade de fazer da Educação Física Escolar uma disciplina de maior participação nas transformações e formação das pessoas.