EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR: ANTAGONISMO ENTRE VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS SOLDADOS BRASILEIROS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20871 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 859 "inscrito_id" => 3181 "titulo" => "EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR: ANTAGONISMO ENTRE VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS SOLDADOS BRASILEIROS" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a formação policial militar baseado em uma pesquisa realizada com soldados da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) para conclusão do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG). A pesquisa foi desenvolvida entre outubro e dezembro de 2013, no 10° BPM (Batalhão da Polícia Militar) e no 2° BPM-PB, localizados na cidade de Campina Grande-PB. Na oportunidade, a interiorização do estilo de vida militar é analisada a partir da estrutura metodológica do Curso de Formação de Soldados (CFSd). A metodologia é qualitativa e lança mão de entrevistas realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. Referenciais empíricos e teóricos da área da Segurança Pública brasileira e das Ciências Sociais, tais como Balestreri, Goffman e Foucault fornecem o suporte teórico para a discussão dos dados. A pesquisa aponta que o processo de formação na Polícia Militar se assemelha àqueles das instituições do tipo “Totais” e revelam que as técnicas de disciplinarização norteiam a formação policial e marginalizam uma educação humanística, proposta pela Matriz Curricular Nacional, em detrimento de outra, adestradora. O estudo contribui para pensar a educação da polícia brasileira cujos discursos e práticas interiorizados nos CFSd’s denotam as contradições de uma educação orientada pelo currículo oculto empregado nas categorias militares “Muídos” e “Semana Zero”. Apesar dos esforços e investidas na formação orientada para a cidadania, os discursos e os métodos dos CFSd’s brasileiros ainda têm a violência psicológica e física enquanto técnicas primordiais de socialização dos soldados. O tema, amplamente discutido, longe de constituir uma realidade paraibana está incrustado nas academias da Polícia Militar de todo o país. A necessidade de rediscuti-lo hoje, é tão relevante quanto foi no período áureo da redemocratização do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "POLÍCIA MILITAR, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3181_11082016135026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquellufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20871 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 859 "inscrito_id" => 3181 "titulo" => "EDUCAÇÃO POLICIAL MILITAR: ANTAGONISMO ENTRE VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS SOLDADOS BRASILEIROS" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a formação policial militar baseado em uma pesquisa realizada com soldados da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) para conclusão do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG). A pesquisa foi desenvolvida entre outubro e dezembro de 2013, no 10° BPM (Batalhão da Polícia Militar) e no 2° BPM-PB, localizados na cidade de Campina Grande-PB. Na oportunidade, a interiorização do estilo de vida militar é analisada a partir da estrutura metodológica do Curso de Formação de Soldados (CFSd). A metodologia é qualitativa e lança mão de entrevistas realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. Referenciais empíricos e teóricos da área da Segurança Pública brasileira e das Ciências Sociais, tais como Balestreri, Goffman e Foucault fornecem o suporte teórico para a discussão dos dados. A pesquisa aponta que o processo de formação na Polícia Militar se assemelha àqueles das instituições do tipo “Totais” e revelam que as técnicas de disciplinarização norteiam a formação policial e marginalizam uma educação humanística, proposta pela Matriz Curricular Nacional, em detrimento de outra, adestradora. O estudo contribui para pensar a educação da polícia brasileira cujos discursos e práticas interiorizados nos CFSd’s denotam as contradições de uma educação orientada pelo currículo oculto empregado nas categorias militares “Muídos” e “Semana Zero”. Apesar dos esforços e investidas na formação orientada para a cidadania, os discursos e os métodos dos CFSd’s brasileiros ainda têm a violência psicológica e física enquanto técnicas primordiais de socialização dos soldados. O tema, amplamente discutido, longe de constituir uma realidade paraibana está incrustado nas academias da Polícia Militar de todo o país. A necessidade de rediscuti-lo hoje, é tão relevante quanto foi no período áureo da redemocratização do Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "POLÍCIA MILITAR, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID3181_11082016135026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquellufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }