Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CANTIGAS DE RODA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: CANTIGAS DE RODA, DESENVOLVIMENTO, MÚSICA Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20290
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1304
    "titulo" => "AS CANTIGAS DE RODA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica “As cantigas de roda no contexto da Educação Infantil”. A atividade relatada nesse artigo foi realizada em uma turma de 2º período de Educação Infantil, numa escola da rede Municipal de Teresina-PI, localizada na zona norte da cidade. O objetivo central foi o de resgatar as cantigas de roda como manifestações culturais contemplando o desenvolvimento da consciência corporal, a ampliação do repertório musical, o aprimoramento da coordenação motora, a promoção da integração e o estímulo à memória musical. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua resignificação ou redimensionamento. O estudo teve como embasamento teórico os estudos de Dohme (2003), Nicollau (1987), Mostessori (1990) dentre outros. Observamos que a música é uma grande aliada do processo educacional especialmente na Educação Infantil, sendo um elemento que propicia o desenvolvimento individual, bem como o convívio em grupo e também os aspectos motores e cognitivos das crianças. Enfatizamos como elemento base para o desenvolvimento das práticas de Educação Infantil que o contato com a música, especialmente as cantigas de roda, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CANTIGAS DE RODA, DESENVOLVIMENTO, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID1304_04082016091518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDIANE DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE "
    "autor_email" => "cleidiane.oliveira@ifpi.e"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20290
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 1304
    "titulo" => "AS CANTIGAS DE RODA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica “As cantigas de roda no contexto da Educação Infantil”. A atividade relatada nesse artigo foi realizada em uma turma de 2º período de Educação Infantil, numa escola da rede Municipal de Teresina-PI, localizada na zona norte da cidade. O objetivo central foi o de resgatar as cantigas de roda como manifestações culturais contemplando o desenvolvimento da consciência corporal, a ampliação do repertório musical, o aprimoramento da coordenação motora, a promoção da integração e o estímulo à memória musical. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua resignificação ou redimensionamento. O estudo teve como embasamento teórico os estudos de Dohme (2003), Nicollau (1987), Mostessori (1990) dentre outros. Observamos que a música é uma grande aliada do processo educacional especialmente na Educação Infantil, sendo um elemento que propicia o desenvolvimento individual, bem como o convívio em grupo e também os aspectos motores e cognitivos das crianças. Enfatizamos como elemento base para o desenvolvimento das práticas de Educação Infantil que o contato com a música, especialmente as cantigas de roda, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CANTIGAS DE RODA, DESENVOLVIMENTO, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID1304_04082016091518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEIDIANE DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE "
    "autor_email" => "cleidiane.oliveira@ifpi.e"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica “As cantigas de roda no contexto da Educação Infantil”. A atividade relatada nesse artigo foi realizada em uma turma de 2º período de Educação Infantil, numa escola da rede Municipal de Teresina-PI, localizada na zona norte da cidade. O objetivo central foi o de resgatar as cantigas de roda como manifestações culturais contemplando o desenvolvimento da consciência corporal, a ampliação do repertório musical, o aprimoramento da coordenação motora, a promoção da integração e o estímulo à memória musical. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua resignificação ou redimensionamento. O estudo teve como embasamento teórico os estudos de Dohme (2003), Nicollau (1987), Mostessori (1990) dentre outros. Observamos que a música é uma grande aliada do processo educacional especialmente na Educação Infantil, sendo um elemento que propicia o desenvolvimento individual, bem como o convívio em grupo e também os aspectos motores e cognitivos das crianças. Enfatizamos como elemento base para o desenvolvimento das práticas de Educação Infantil que o contato com a música, especialmente as cantigas de roda, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.