E de necessidade e importância que o professor leve para a sala de aula atividades práticas de experimentações, alternativas e de fácil acesso, estas atividades despertam o interesse do aluno uma vez que eles se sentem desafiados a realizarem as atividades na presença e na ausência do professor. Foi refletindo sobre o uso e importância da experimentação como meios alternativos que se elaborou uma situação de estudo no ensino de biologia, no conteúdo de célula vegetal, com o objetivo de incentivar o uso de meios alternativos em aulas práticas de célula vegetal para professores do curso de mestrado de ensino de ciências. Realizamos a investigação através da elaboração de uma aula dividida em 3 etapas, Na primeira parte, teórica, uma aula expositiva dialogada com a apresentação de slides, Na segunda parte, os professores foram submetidos a uma aula experimental através da manipulação com a massa de modelagem e papel oficio, Após a experimentação, na 3° etapa da aula, os professores participantes responderam a um questionário avaliativo que foi elaborado tendo como objetivo, obter respostas que contemplasse a qualidade da aula ministrada. Participaram da pesquisa, 16 professores estudantes do curso de Mestrado, a aula teve duração de 45 minutos, podemos observar nas respostas dos professores, que houve aprendizagem significativa com a apresentação oral e elaboração do método usado na experimentação, os professores se sentiram motivados a fazer uso de métodos de ensino de baixo custo, levando o laboratório para dentro da sala de aula.