Essa pesquisa visa identificar as percepções dos professores sobre o conceito, características e uso dos Espaços Não Formais de Ensino – ENFE, e sobre abordagens didáticas possíveis de serem aplicadas nestes espaços. Mediada por um questionário semiestruturado aplicado a professores de Ciências da Rede Municipal da cidade do Natal. Constatou-se que o entendimento sobre ENFE, e o planejamento das aulas nesses espaços advêm de suas experiências e não de um conhecimento fundamentado por referenciais teóricos. Observou-se ainda que: a principal dificuldade na utilização de ENFE é a ausência de apoio logístico e ausência de recursos; apresentam uma postura de observador passivo durante as visitas; apresentam como expectativas que os alunos tenham predisposição a aprendizagem; quanto a contribuição dos ENFE em relação ao processo de ensino-aprendizagem é de complementaridade da Educação formal. Destaca-se a falta de compreensão, por parte dos professores, das possibilidades de ampliação cultural que os ENFE oferecem aos alunos. As percepções sobre abordagens e estratégias didáticas inovadoras possíveis de serem aplicadas nesses espaços demonstrou que esses professores apresentam pouco conhecimento sobre ensino por investigação, organizador prévio e atividades práticas. Apresentando um déficit nas práticas pedagógicas bem mais significativo do que o esperado. Assim sendo, não se pode ignorar a importância da preparação dos professores na formação inicial e continuada em relação a utilização de ENFE, a fim de que os docentes saibam utilizar esses espaços de acordo com seu amplo objetivo.