Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A METAMORFOSE DO LIXO EM OBJETOS ARTÍSTICOS: ARTE E SUSTENTABILIDADE NAS 6ª E 7ª SÉRIES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS (IEA)

Palavra-chaves: ARTE, SUSTENTABILIDADE, LIXO, RECICLAGEM, RECICLAGEM Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19969
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 8047
    "titulo" => "A METAMORFOSE DO LIXO EM OBJETOS ARTÍSTICOS: ARTE E SUSTENTABILIDADE NAS 6ª E 7ª SÉRIES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS (IEA)"
    "resumo" => "O projeto está em andamento e  tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais e para a percepção dos impactos do lixo no meio ambiente nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Dessa forma, compreender as relações existentes entre Arte e Sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados (lixo). Serão utilizados os princípios da arte-educação, visto que ela é caracterizada como uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Levando em conta os diferentes processos de significação do lixo, pretende-se demonstrar as inter-relações entre arte, criatividade, lixo e reciclagem por meio da alfabetização científica e intervenções artísticas. Para tanto, o projeto está dividido em 5 fases: 1- Leitura e Interpretação, 2- Sensibilização Teórica, 3- Coleta de Dados, 4- Oficinas de Conscientização e 5- Exposições. Ao realizar oficinas com técnicas de reciclagem para ressignificar materiais que seriam descartados, busca-se utilizar a abordagem triangular de Barbosa (2001 e 2003) que consiste em VER, FAZER e APRECIAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "ARTE, SUSTENTABILIDADE, LIXO, RECICLAGEM, RECICLAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8047_22072016131051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BEZERRA RODRIGUES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DENISE "
    "autor_email" => "bezerra.denise@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS/ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19969
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 8047
    "titulo" => "A METAMORFOSE DO LIXO EM OBJETOS ARTÍSTICOS: ARTE E SUSTENTABILIDADE NAS 6ª E 7ª SÉRIES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS (IEA)"
    "resumo" => "O projeto está em andamento e  tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais e para a percepção dos impactos do lixo no meio ambiente nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Dessa forma, compreender as relações existentes entre Arte e Sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados (lixo). Serão utilizados os princípios da arte-educação, visto que ela é caracterizada como uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Levando em conta os diferentes processos de significação do lixo, pretende-se demonstrar as inter-relações entre arte, criatividade, lixo e reciclagem por meio da alfabetização científica e intervenções artísticas. Para tanto, o projeto está dividido em 5 fases: 1- Leitura e Interpretação, 2- Sensibilização Teórica, 3- Coleta de Dados, 4- Oficinas de Conscientização e 5- Exposições. Ao realizar oficinas com técnicas de reciclagem para ressignificar materiais que seriam descartados, busca-se utilizar a abordagem triangular de Barbosa (2001 e 2003) que consiste em VER, FAZER e APRECIAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "ARTE, SUSTENTABILIDADE, LIXO, RECICLAGEM, RECICLAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8047_22072016131051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BEZERRA RODRIGUES GOMES"
    "autor_nome_curto" => "DENISE "
    "autor_email" => "bezerra.denise@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO AMAZONAS/ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O projeto está em andamento e tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais e para a percepção dos impactos do lixo no meio ambiente nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Dessa forma, compreender as relações existentes entre Arte e Sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados (lixo). Serão utilizados os princípios da arte-educação, visto que ela é caracterizada como uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. Levando em conta os diferentes processos de significação do lixo, pretende-se demonstrar as inter-relações entre arte, criatividade, lixo e reciclagem por meio da alfabetização científica e intervenções artísticas. Para tanto, o projeto está dividido em 5 fases: 1- Leitura e Interpretação, 2- Sensibilização Teórica, 3- Coleta de Dados, 4- Oficinas de Conscientização e 5- Exposições. Ao realizar oficinas com técnicas de reciclagem para ressignificar materiais que seriam descartados, busca-se utilizar a abordagem triangular de Barbosa (2001 e 2003) que consiste em VER, FAZER e APRECIAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.