A Matemática desde primórdios foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função das suas necessidades de sobrevivência no meio social em que está inserido. Entendemos que ela tornou-se uma ciência fundamental no mundo em que vivemos nas relações sociais, no uso de instrumentos, nas soluções de problemas, compreendendo assim que os conhecimentos relativos a essa ciência, seja técnico, científico ou cultural, constitui elementos essenciais para a vida e para as relações humanas. Assim, entende-se que é necessário começar uma reação para reencontrar o sentido do que se ensina na escola, e como devemos incentivar aprendizagens na área da matemática em âmbito escolar, mesmo observando que alguns professores dão pouca ou quase nenhuma importância a prática da matemática do cotidiano, preferindo muitas vezes ensinar de forma tradicional e mecânica. Convém notar que apresentar o contexto no qual nos situamos, explicar o sentido do que se faz, colocar as questões numa perspectiva histórica, não se constitui tarefa fácil, pós requer uma nova consciência em relação ao ensino/aprendizagem da Matemática.