A evasão escolar é um fenômeno que culmina em prejuízos para a sociedade que espera profissionais qualificados para inserção no mundo do trabalho e exercício da cidadania. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer os fatores que motivaram a evasão, a partir da descrição do perfil dos alunos ingressantes no curso em 2014.1. Adotou-se a pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, atentando para análise e interpretação dos fenômenos e descrição dos índices numéricos necessários ao estudo. O percurso metodológico deu-se inicialmente via consulta à Coordenação de Controle Acadêmico do IFPI-Campus Floriano para coletar as informações sobre os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas ingressantes em 2014 que constam como evadidos. Mantivemos contato com 17 (dezessete) alunos evadidos do curso, utilizamos um formulário semiestruturado, aplicado aos mesmos, através da plataforma Google Forms. Os resultados demonstraram que a evasão em Ciências Biológicas do IFPI, Campus Floriano, deu-se devido vários fatores, grande parte dos alunos alegam a falta de tempo, falta de recursos, indisponibilidade, não era o curso almejado e a aprovação em outra instituição. Portanto, vimos que o acolhimento aos alunos é necessário durante o processo formativo. Propõe-se a ampliação e continuidade dos programas de assistência estudantil, uma vez que, ao longo do desenvolvimento dessa pesquisa, a referida instituição por meio da coordenação do curso e do coletivo de professores desenvolveu um plano de ação destinado aos alunos ingressantes apresentando os objetivos do curso e executando atividades formativas e motivacionais como forma de controle e combate à evasão no curso.