A biblioteca escolar deve ser um espaço de destaque dentro do contexto educacional, dada a sua importância no processo de ensino e aprendizagem, sendo ela um espaço favorável as práticas de leitura. Contudo, mesmo reconhecendo essa importância, o que se percebe é que algumas das bibliotecas escolares não oferecem condições que estimulem o seu uso, devido a problemas, como: falta de acessibilidade, a pequena quantidade de livros, ausência de planejamentos. Deste modo, o presente artigo surge com a intenção de analisar qual função a biblioteca escolar vem desempenhando na instituição de ensino, verificando quais dificuldades são encontradas para o seu uso, além de identificar as possíveis estratégias utilizadas por professores para o estímulo à leitura durante a fase de alfabetização, conjuntamente com o uso da biblioteca escolar. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com duas professoras que lecionam no 1º ano do Ensino Fundamental, uma da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho e outra da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes. As análises das respostas foram feitas a partir de duas categorias: a prática pedagógica e o uso da biblioteca e as suas contribuições para o processo de alfabetização. A partir disso, verificamos que esse espaço precisa ser ressignificado pelos professores, a fim de que os mesmos façam realmente uso pedagógico desse ambiente na instituição de ensino.