Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SIGNIFICADOS E OS DESAFIOS DE UM ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE, SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: SIGNIFICADOS, DESAFIOS, QUALIDADE, ENSINO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21865
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 9059
    "titulo" => "OS SIGNIFICADOS E OS DESAFIOS DE UM ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE, SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR"
    "resumo" => """
      Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes da rede pública de ensino fundamental da cidade de Mossoró. O objetivo do trabalho foi investigar os diferentes significados construídos em torno da expressão qualidade do ensino, levando em consideração as concepções desses docentes, bem como compreender os fatores por eles indicados como imprescindíveis na busca por essa qualidade. Metodologicamente utilizamos uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados e coleta de dados documentais. Utilizamos como aporte teórico-conceitual os seguintes autores: Lopes (2012); Lopes e Matheus (2014); Dourado e Oliveira (2009); Paro (2007); Franco, Alves e Bonamino (2007); Santos e Oliveira (2016), e Teixeira (2012). Consideramos que qualidade no ensino assume diversos significados, mas que é possível apontar algumas características primordiais, que estão relacionadas com a expressão qualidade no exercício da docência.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: significados, desafios, qualidade, ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SIGNIFICADOS, DESAFIOS, QUALIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9059_13082016105232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVELTON NUNES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVELTON"
    "autor_email" => "eriveltonalmeida@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21865
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 9059
    "titulo" => "OS SIGNIFICADOS E OS DESAFIOS DE UM ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE, SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR"
    "resumo" => """
      Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes da rede pública de ensino fundamental da cidade de Mossoró. O objetivo do trabalho foi investigar os diferentes significados construídos em torno da expressão qualidade do ensino, levando em consideração as concepções desses docentes, bem como compreender os fatores por eles indicados como imprescindíveis na busca por essa qualidade. Metodologicamente utilizamos uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados e coleta de dados documentais. Utilizamos como aporte teórico-conceitual os seguintes autores: Lopes (2012); Lopes e Matheus (2014); Dourado e Oliveira (2009); Paro (2007); Franco, Alves e Bonamino (2007); Santos e Oliveira (2016), e Teixeira (2012). Consideramos que qualidade no ensino assume diversos significados, mas que é possível apontar algumas características primordiais, que estão relacionadas com a expressão qualidade no exercício da docência.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: significados, desafios, qualidade, ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SIGNIFICADOS, DESAFIOS, QUALIDADE, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID9059_13082016105232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVELTON NUNES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVELTON"
    "autor_email" => "eriveltonalmeida@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes da rede pública de ensino fundamental da cidade de Mossoró. O objetivo do trabalho foi investigar os diferentes significados construídos em torno da expressão qualidade do ensino, levando em consideração as concepções desses docentes, bem como compreender os fatores por eles indicados como imprescindíveis na busca por essa qualidade. Metodologicamente utilizamos uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados e coleta de dados documentais. Utilizamos como aporte teórico-conceitual os seguintes autores: Lopes (2012); Lopes e Matheus (2014); Dourado e Oliveira (2009); Paro (2007); Franco, Alves e Bonamino (2007); Santos e Oliveira (2016), e Teixeira (2012). Consideramos que qualidade no ensino assume diversos significados, mas que é possível apontar algumas características primordiais, que estão relacionadas com a expressão qualidade no exercício da docência. Palavras-chave: significados, desafios, qualidade, ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.