Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA MODERNA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, TABELA PERIÓDICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20549
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2147
    "inscrito_id" => 11273
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA MODERNA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Na tentativa de melhorar o ensino de química, quebrar os paradigmas e abstração de assuntos dessa disciplina, os alunos ID do Subprojeto Química - PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do CFP – UFCG que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima, propuseram e desenvolveram, a pintura da Tabela Periódica na parede da área externa, precisamente na entrada dessa unidade de atuação. Foi desenvolvida essa ideia, com o intuito da utilização dessa Tabela Periódica como ferramenta pedagógica para o ensino de química, que é considerada por muitos uma disciplina de difícil entendimento, com isso visa-se melhorar a visualização da organização dos elementos, proporcionando um maior conhecimento dos alunos acerca da disposição de cada elemento químico, suas propriedades, tanto periódicas como aperiódicas, e as características conforme sua classificação.  Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que envolveu ativamente os alunos dos 1ª Anos do Ensino Médio da referida escola, nas fases da pintura desse instrumento metodológico, que servirá para futuras atividades empreendidas pelos respectivos professores de química dessa instituição de ensino. Este trabalho mostra o envolvimento da comunidade escolar no trabalho de confecção da tabela periódica moderna que deixa um legado importante para essa escola, permitindo aos docentes mostrar a importância da organização dos elementos químicos bem como suas respectivas propriedades em aulas futuras. Por ela estar em um ambiente aberto, proporciona ainda aos alunos, respirarem ares diferentes dos da sala de aula, por ser um espaço não formal, possibilitando despertar, nos mesmos, uma capacidade maior de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11273_15082016214457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL VANDERSON VIEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL VANDERSO"
    "autor_email" => "manoelvandersonprojetos@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20549
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2147
    "inscrito_id" => 11273
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA MODERNA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Na tentativa de melhorar o ensino de química, quebrar os paradigmas e abstração de assuntos dessa disciplina, os alunos ID do Subprojeto Química - PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do CFP – UFCG que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima, propuseram e desenvolveram, a pintura da Tabela Periódica na parede da área externa, precisamente na entrada dessa unidade de atuação. Foi desenvolvida essa ideia, com o intuito da utilização dessa Tabela Periódica como ferramenta pedagógica para o ensino de química, que é considerada por muitos uma disciplina de difícil entendimento, com isso visa-se melhorar a visualização da organização dos elementos, proporcionando um maior conhecimento dos alunos acerca da disposição de cada elemento químico, suas propriedades, tanto periódicas como aperiódicas, e as características conforme sua classificação.  Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que envolveu ativamente os alunos dos 1ª Anos do Ensino Médio da referida escola, nas fases da pintura desse instrumento metodológico, que servirá para futuras atividades empreendidas pelos respectivos professores de química dessa instituição de ensino. Este trabalho mostra o envolvimento da comunidade escolar no trabalho de confecção da tabela periódica moderna que deixa um legado importante para essa escola, permitindo aos docentes mostrar a importância da organização dos elementos químicos bem como suas respectivas propriedades em aulas futuras. Por ela estar em um ambiente aberto, proporciona ainda aos alunos, respirarem ares diferentes dos da sala de aula, por ser um espaço não formal, possibilitando despertar, nos mesmos, uma capacidade maior de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11273_15082016214457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL VANDERSON VIEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL VANDERSO"
    "autor_email" => "manoelvandersonprojetos@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Na tentativa de melhorar o ensino de química, quebrar os paradigmas e abstração de assuntos dessa disciplina, os alunos ID do Subprojeto Química - PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do CFP – UFCG que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Mangueira Lima, propuseram e desenvolveram, a pintura da Tabela Periódica na parede da área externa, precisamente na entrada dessa unidade de atuação. Foi desenvolvida essa ideia, com o intuito da utilização dessa Tabela Periódica como ferramenta pedagógica para o ensino de química, que é considerada por muitos uma disciplina de difícil entendimento, com isso visa-se melhorar a visualização da organização dos elementos, proporcionando um maior conhecimento dos alunos acerca da disposição de cada elemento químico, suas propriedades, tanto periódicas como aperiódicas, e as características conforme sua classificação. Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que envolveu ativamente os alunos dos 1ª Anos do Ensino Médio da referida escola, nas fases da pintura desse instrumento metodológico, que servirá para futuras atividades empreendidas pelos respectivos professores de química dessa instituição de ensino. Este trabalho mostra o envolvimento da comunidade escolar no trabalho de confecção da tabela periódica moderna que deixa um legado importante para essa escola, permitindo aos docentes mostrar a importância da organização dos elementos químicos bem como suas respectivas propriedades em aulas futuras. Por ela estar em um ambiente aberto, proporciona ainda aos alunos, respirarem ares diferentes dos da sala de aula, por ser um espaço não formal, possibilitando despertar, nos mesmos, uma capacidade maior de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.